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Antropologia


Supralapsarianismo em Efésios (Monergismo) - Gordon Clark

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A visão de que Deus criou o universo para manifestar sua multiforme sabedoria é, como Hodge diz, a visão supralapsariana. Contra essa interpretação, Hodge levanta quatro objeções: (1) A passagem é a única passagem na Escritura fornecida como diretamente afirmando o supralapsarianismo, e o supralapsarianismo é estranho ao Novo Testamento. (2) Aparte das objeções doutrinárias, essa interpretação impõe uma conexão não-natural sobre as cláusulas. A idéia da criação é inteiramente subordinada e não-essencial: ela poderia ter sido omitida sem substancialmente afetar o sentido da passagem. (3) O tema da passagem diz respeito à pregação de Paulo; somente conectando a cláusula de propósito com a pregação de Paulo é que a unidade do texto pode ser preservada. (4) A palavra agora, em contraste com o encobrimento anterior, apóia a referência à pregação de Paulo. Foi a pregação de Paulo que tinha posto agora um fim ao mistério oculto. Tais são as quatro objeções de Hodge.

 

Peculiaridades a Respeito dos Anjos - Helio

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ALGUMAS PECULIARIDADES A RESPEITO DOS ANJOS

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Por: Helio Clemente

 

Muitas vezes nos perguntamos como são os anjos e quais os seus poderes. Eles podem ler os pensamentos? Eles podem mudar as leis da natureza? Como e quanto são limitados em suas ações?

Veja abaixo algumas peculiaridades a respeito dos anjos que esclarecem muitas dúvidas que as pessoas costumam ter:

 

A Origem Temporal da Alma - Helio

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A ORIGEM TEMPORAL DA ALMA

Temos aqui um assunto importante para analisar em relação à natureza do homem: A alma e a vida do homem na sua concepção temporal.

Qual a origem da alma?

1 –    Pré-existência: As almas poderiam ter sido criadas no início do mundo, quando Deus criou os seus exércitos, os seres espirituais. Esta idéia não é aceita pela grande maioria dos teólogos porque coloca um problema: onde estariam essas almas desde sua criação até hoje? Não existe nenhum registro bíblico a esse respeito. A existência prévia das almas foi defendida por Orígenes de Alexandria no início do terceiro século depois de Cristo, foi rejeitada e considerada herética no Concílio de Constantinopla em 553 d.C.

 

A Imagem de Deus - Helio

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A IMAGEM DE DEUS NO HOMEM

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Por: Helio Clemente

A imagem de Deus é constituída pelo entendimento, razão (lógica) e moralidade inatas no homem, esta consciência da imagem de Deus está presente em todos os homens e não é adquirida ou apreendida por sensações ou experiências, mas faz parte da natureza e própria de toda e qualquer pessoa na história da humanidade. Após a queda, o homem perdeu a capacidade de entendimento e retidão, restando porém, a capacidade do raciocínio lógico e um conceito inato de moralidade baseado inevitavelmente nas leis de Deus, impressas na consciência de cada um.

 


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