Vivendo Pela Palavra

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Home Antropologia Peculiaridades a Respeito dos Anjos - Helio

Peculiaridades a Respeito dos Anjos - Helio

E-mail Imprimir PDF

ALGUMAS PECULIARIDADES A RESPEITO DOS ANJOS

vivendopelapalavra.com

Por: Helio Clemente

 

Muitas vezes nos perguntamos como são os anjos e quais os seus poderes. Eles podem ler os pensamentos? Eles podem mudar as leis da natureza? Como e quanto são limitados em suas ações?

Veja abaixo algumas peculiaridades a respeito dos anjos que esclarecem muitas dúvidas que as pessoas costumam ter:

Que são os anjos? Os anjos são seres espirituais criados que possuem grande poder, inteligência, juízo moral e ético, sem corpos físicos.  Às vezes são referidos na Bíblia como filhos de Deus, sentinelas, tronos, poderes, soberanias e autoridades.

Os anjos e a igreja - Os primeiros pais da igreja acreditavam que os anjos eram compostos de matéria diáfana ou então de luz, este conceito somente foi superado definitivamente em 1.215 d.C. no Concílio Laterano, onde se estabeleceu que os anjos são incorpóreos, sendo esta a opinião prevalecente na igreja até os dias de hoje.

Neemias 9,6: “Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora”.

Segundo a Confissão Belga, no seu artigo XII, os anjos são assim definidos: “Ele criou também os anjos bons, para serem seus mensageiros e servirem seus eleitos, alguns dos quais caíram daquele estado de perfeição em que Deus os criara, para eterna perdição deles; e os outros, pela graça de Deus, permaneceram firmes e continuaram em seu primitivo estado”.

Os anjos e o espaço: A relação dos anjos com o espaço não é como a dos homens, que ocupam um lugar definido no espaço, nem tampouco como Deus que possui onipresença, os anjos estão sempre em algum lugar, mas sem ocupar espaço, e podem se mover de um lugar a outro de forma praticamente instantânea, mas não estão em mais que um lugar ao mesmo tempo.

Colossences 1,16: “Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele”.

Seres imortais, mas limitados: Os anjos são seres imortais, espirituais, e poderosos, mas foram criados e estão sujeitos ao juízo de Deus, visto que uma parte deles revoltou-se contra Deus e caiu. Os anjos caídos não têm um plano de salvação determinado na Escritura.

2 Pedro 2,4: “Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo”.

Os poderes reais dos anjos:

Muita gente se pergunta quais são os poderes reais dos anjos, veja abaixo o que diz o grande teólogo Charles Hodge a este respeito, com o que estamos de acordo:

Charles Hodge: “Os anjos não podem criar, não podem mudar substâncias, não podem alterar as leis da natureza, não podem executar milagres sem os meios necessários, não podem ler pensamentos ou esquadrinhar os corações, porque todas estas prerrogativas, conforme a Escritura, são peculiares somente de Deus. O poder dos anjos é dependente e derivado, tem que ser de conformidade com as leis da natureza e sua atuação é sempre ordenada ou permitida por Deus, conforme o cumprimento de seus Decretos. Estas limitações devem ser consideradas como da maior importância prática, pois não devemos considerar os anjos como interpostos entre Deus e o homem e nem atribuir a eles os efeitos e poderes que a bíblia reserva exclusivamente para Deus”.

Mateus 10,28: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”.

 

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario

busy
 

Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: "Julgai todas as coisas, retende o que é bom". Louvado seja Deus!

  • Temos para download 713 Livros
  • Este site tem um total de 1649 itens publicados em Artigos

Adicionar aos Favoritos

Adicione aos Favoritos!

Estatísticas

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até outubro de 2017:
934.835
Total de páginas visitadas até setembro/2017:
2.405.646