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Os Afetos da Alma - Helio

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OS AFETOS DA ALMA

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Por: Helio Clemente

 

A alma (mente) é uma substância imaterial, o corpo é uma substância material, estas duas substâncias permanecem inalteráveis face aos acontecimentos e o decorrer do tempo, pois a substância é a soma das características que definem a coisa, independente das condições externas. Desta forma, a alma (mente) possui todas as qualidades espirituais, a inteligência, a lógica, a vontade e os sentimentos, sendo também imortal.

Por sua vez, o corpo possui todas as qualidades da matéria, massa, espaço, presença física e as capacidades orgânicas. A alma não possui nenhuma das qualidades materiais e o corpo não possui nenhuma das qualidades espirituais.

Conforme Calvino (Institutas, Livro I) a mente e o coração correspondem à alma e suas faculdades. Desta forma ele equipara a mente com a alma e o coração com as faculdades da alma (ou da mente).

A alma é a sede dos afetos racionais ou espontâneos (instintivos), estes afetos são moralmente bons, maus ou indiferentes em função somente das coisas para as quais são atraídos. Os afetos são bons quando atraídos para coisas moralmente boas, são maus quando atraídos para coisas moralmente más e indiferentes quando atraídos a coisas moralmente indiferentes. A este respeito é preciso observar duas coisas:

- Estes afetos independem da sua origem, mas somente são manifestos em função dos objetos ou coisas a que são atraídos. Todavia, a qualidade moral dos afetos é uma propriedade intrínseca da alma (coração).

Lucas 6,45: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração”.

- A atitude aparente do homem, quanto àquilo por que é atraído, não serve de base para julgamento, pois a hipocrisia domina em grande parte o comportamento das pessoas atraídas para as coisas moralmente condenáveis.

Lucas 16,15: “Mas Jesus lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração; pois aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus”.

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