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O Homem, a Pessoa Total - Helio

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O HOMEM – A PESSOA TOTAL

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Por: Helio Clemente

O homem, a pessoa total:

A união entre a alma e o corpo, que se dá na concepção do homem, forma uma pessoa total, um ser pessoal dotado ao mesmo tempo de todas as qualidades mentais e das propriedades naturais do corpo, mas sem mistura ou confusão destas duas naturezas diversas, a mente continua meramente espiritual e o corpo meramente material, todavia, a pessoa humana é um ser único e completo, dotado de todas as propriedades da mente e do corpo, apesar de que não existe transferência de substância ou qualidades da mente para o corpo ou do corpo para a mente.

O homem, apesar de constituído destas duas substâncias diferentes, é uma só pessoa, com uma consciência única, a alma (ou mente) permanece espírito e o corpo permanece matéria, mas o homem total é quem sente as emoções e pensamentos, quem é salvo é o homem, não a alma ou o corpo, quem é condenado é o homem, não a alma ou o corpo.

Importante: Esta união da mente com o corpo não pode ser vista como uma habitação, de forma que a alma possa migrar para outro corpo, esta união é única, visceral e definitiva, a alma e o corpo são partes constituintes de um indivíduo único, de forma inalienável, e jamais poderão existir plenamente sem esta conjunção.

Uma pessoa possui todos os atributos espirituais da mente e todos os atributos materiais do corpo que se manifestam individualmente ou conjuntamente, alguns atos são puramente mentais, como o pensamento, outros puramente materiais como a circulação do sangue ou a respiração.

Outros atos envolvem a ação conjunta da mente e corpo, como o movimento e o ato de falar, assim um homem pode ser fisicamente fraco, mas forte e decidido espiritualmente, ou ainda o contrário, quando um homem sofre um acidente, ou uma doença, o corpo fica ferido e fraco, mas a alma não sofre alteração, pois é espiritual, quando o crente se arrepende, sua alma sofre, mas seu corpo permanece intacto.

Todavia, existe uma concorrência entre a mente e o corpo nas ações do homem, andar, correr, falar, escrever e todos os atos resultantes da vontade e decisão do homem quando envolvem a mente e o corpo como uma pessoa total. Esta concorrência entre a substância espiritual e material somente se processa pelo poder de Deus, não existe outra forma de cooperação direta entre uma substância espiritual e outra material (ver: Malebranche -ocasionalismo).

Em todos os casos, é o homem quem pensa, é o homem quem sofre, é o homem quem é salvo ou condenado, é o homem quem anda, corre e fala.

A Escritura, na realidade, não trata o homem individualmente, mas sempre tendo em vista seu relacionamento com Deus e com os preceitos de Deus na Escritura.

Berkouwer: “Podemos dizer sem medo de contradição que a coisa mais notável no retrato bíblico do homem repousa nisto: que nunca chama a atenção para o homem em si mesmo, mas exige a nossa atenção plena para o homem em sua relação com Deus”.

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