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A Escatologia do Novo Testamento - R. P. Shedd

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Última atualização em Qua, 22 de Junho de 2016 08:27
 

Amilenismo - Kuipper (Monergismo)

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Amilenismo ou A Verdade do Retorno do Senhor Jesus

por Rev. D. H. Kuiper


Nos dois artigos anteriores as teorias do pós-milenismo e do pré-milenismo foram definidas e brevemente discutidas. Em ambos os casos foi mostrado que estas visões não satisfazem todos os dados revelados, nos apresentados pelas Escrituras. Cada visão tem elementos de verdade para recomendá-la; todavia, ao mesmo tempo, cada uma delas entra em conflito com várias porções da Bíblia. Embora a verdade concernente à parousia (grego, presença) de Jesus Cristo tenha sido sugerida anteriormente, é a tarefa deste artigo desenvolver mais completamente esse verdadeiro conceito, e mostrar como a unidade das Escrituras pode e deve ser preservada também com respeito ao dia do aparecimento de Cristo. Cremos que isto se realiza quando alguém sustenta o que tem sido chamado de Amilenismo.

 

A Consumação - Spykman

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A Consumação

por

Gordon J. Spykman

Comentários de Transição[1]

 

O contexto central da história bíblica continua se desenvolvendo. O capítulo final está sendo escrito nos registros da história da redenção. Tradicionalmente leva o título de “Escatologia”. Várias vezes, como Barth comenta ironicamente, lhe é atribuído o título de “um capítulo breve e completamente inofensivo,”[2]reservado para a última semana de um semestre de estudos, deixando pouco tempo para trata-lo seriamente. Mas tal prática reduz o ensino bíblico. Porque a doutrina das “últimas coisas” é “a interpretação [destes ‘tempos finais’] a partir de uma perspectiva do ponto central da Escritura”.[3]O drama escatológico está sendo executado. Não introduz temas e aspectos totalmente novos, nunca ouvidos. Não apresenta um rompimento do passado com o presente. Todavia, há progresso. Porque esta história do “tempo final” leva adiante a história da criação, queda e redenção, reunindo a totalidade dos seus diversos elementos numa série de fantásticos atos que atingirão o seu ápice final. Por isso, na doutrina da consumação de todas as coisas estamos tratando com surpreendentes descontinuidades dentro da continuidade do atuar de Deus no mundo. Nas palavras de Bavink “a primeira e segunda vinda de Cristo estão numa mútua relação, tão estreita quanto possível. É uma única obra, confiada pelo Pai a Cristo, e essa obra se estende a todas as épocas, e inclui toda história da humanidade”.[4]

Última atualização em Seg, 13 de Novembro de 2017 06:57
 

A Doutrina do Inferno - Helio

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DOUTRINA DO INFERNO

vivendopelapalavra.com

Por: Helio Clemente

 

O inferno é um local criado por Deus para sua honra e sua glória, destinado aos réprobos, anjos e homens igualmente. Estes habitantes do inferno foram incondicionalmente destinados a esta condenação, por nada que tenham feito, mas pela decisão soberana de Deus antes da criação do mundo, pois todos nascem em pecado e sob a ira de Deus.

Mateus 10,28: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”.

Os castigos infligidos no inferno não visam a correção ou redenção, mas somente a punição e a manifestação da ira de Deus de forma vindicativa, pela qual vêm à luz sua justiça e santidade, glorificando a si mesmo através da manifestação de sua ira.

 


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