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Amilenismo - Kuipper (Monergismo)

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Amilenismo ou A Verdade do Retorno do Senhor Jesus

por Rev. D. H. Kuiper


Nos dois artigos anteriores as teorias do pós-milenismo e do pré-milenismo foram definidas e brevemente discutidas. Em ambos os casos foi mostrado que estas visões não satisfazem todos os dados revelados, nos apresentados pelas Escrituras. Cada visão tem elementos de verdade para recomendá-la; todavia, ao mesmo tempo, cada uma delas entra em conflito com várias porções da Bíblia. Embora a verdade concernente à parousia (grego, presença) de Jesus Cristo tenha sido sugerida anteriormente, é a tarefa deste artigo desenvolver mais completamente esse verdadeiro conceito, e mostrar como a unidade das Escrituras pode e deve ser preservada também com respeito ao dia do aparecimento de Cristo. Cremos que isto se realiza quando alguém sustenta o que tem sido chamado de Amilenismo.

Este termo é, talvez, desafortunado. Literalmente ele significa “não mil anos”; o amilenismo, então, não crê no milênio. O defeito no nome é que a Bíblia ENSINA um período de 1000 anos num CERTO sentido, e o termo [amilenismo] é completamente negativo. Visto que é o termo está conosco, definamo-lo de uma forma que apresente o seu conteúdo positivo:

Amilenismo é aquela visão das últimas coisas que nega um reino literal de mil anos de Cristo sobre esta terra (pré-milenismo) ou um período de mil anos de paz e justiça sobre esta terra antes do retorno de Cristo (pós-milenismo), mas que sustenta que o milênio mencionado em Apocalipse 20 refere-se ao período inteiro entre a primeira e a segunda vinda de Cristo, do Pentecoste até antes do Julgamento.

Esta visão não é nova! Ela está implícita nos credos históricos primitivos do Cristianismo. Ela foi sustentada pelos maiores teólogos da Igreja. Agostinho, Lutero e Calvino. Teólogos mais recentes também têm esposado esta visão: A. Kuyper e H. Bavinck na Holanda e L. Berkhof e H. Hoeksema neste país. Além do mais, esta é a posição das Confissões Reformadas, e, por conseguinte, de todos os crentes verdadeiramente reformados.

Apocalipse 20:1-10 deveria ser lido neste ponto. Um breve comentário sobre esta passagem é apropriado.

Apocalipse 20, 1-10:

 

“1 ¶ E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.

2  Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.

3  E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto, por um pouco de tempo.

4  E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

5  Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.

6  Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

7  E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,

8  E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.

9  E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu, e os devorou.

10  E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”.

O livro de Apocalipse é altamente simbólico e figurativo e não deve ser imaginado que os seus capítulos estão numa cronologia exata. Portanto, ele não deve ser interpretado literalmente em muitas passagens, nem nos apresentado com vinte e dois capítulos de eventos que acontecem numa ordem consecutiva.

Repetidamente o apóstolo João recapitula e nos dá outra visão do mesmo período de tempo. Dessa forma, seja o que for que os primeiros dez versos de Apocalipse 20 possam significar, não deve ser compreendido que tudo isto será no futuro. Antes, o apóstolo vê um longo período da historia de outro ponto de vista, aquele das nações de Gogue e Magogue. E visto que esta é uma visão, e o anjo, a cadeira, e o prender são todos figurativos, podemos seguramente assumir que os mil anos são também figurativos. A freqüência dos números neste livro visionário mostra que eles devem ser compreendidos como simbólicos!

A morte, ressurreição e ascensão de Cristo tiveram um grande significado não somente para a Igreja, mas para Satanás também (veja João 16:11 e Apocalipse 12:7-9).

João 16,11: “E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado”.

Apocalipse 12, 7-9: “E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos;  Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele”.

 

Em nossa presente passagem a visão é que Satanás, que deriva todo seu poder de Deus (Jó, 1), tem o poder limitado durante a presente era; este é o significado do aprisionamento dele por mil anos, verso 2.

2  Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.

 

Satanás, que deseja trazer toda força possível contra a Igreja de Cristo para destruí-la completamente, é impedido de realizar o seu propósito. Ele ainda está ativo numa extensão considerável: ele anda em derredor bramando como leão; todavia, ele não é capaz de fazer tudo que tem em mente para fazer. Ele está preso (restrito) desde o tempo da ascensão de Cristo até antes de Seu retorno glorioso.

Então, por um pouco de tempo, ele será solto para realizar o seu desejo: enganar Gogue e Magogue, aquelas nações que durante esta era vivem nos arredores da civilização e da história versos 7-8:

7  E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,

8  E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.

Aquelas vastas multidões juntas, sob a direção do diabo, se dirigirão contra todas as nações Cristãs nas quais a Igreja é encontrada, mas Deus as destruirá todas com fogo, assim como Ele destruiu os inimigos de Israel com fogo (Ezequiel 38).

Ezequiel 38, 1-6:

 

“1 ¶ TU pois, ó filho do homem, profetiza, ainda contra Gogue, e dize: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal.

2  E te farei voltear, e te porei seis anzóis, e te farei subir das bandas do norte, e te trarei aos montes de Israel.

3  E tirarei o teu arco da tua mão esquerda, e farei cair as tuas frechas da tua mão direita.

4  Nos montes de Israel cairás, tu e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de rapina, e às aves de toda a asa, e aos animais do campo, te darei por pasto.

5  Sobre a face do campo cairás, porque eu falei, diz o Senhor JEOVÁ.

6  E enviarei um fogo sobre Magogue, e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o Senhor”.

 

Qual é brevemente o ponto principal da passagem pode também ser apresentado a partir do verso quarto. O apóstolo João vê “as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem (13:12), e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos (13:16,17); e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos” (Apocalipse 20:4).

4  E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

Claramente, estes mil anos é o mesmo período de tempo durante o qual o diabo estará preso. É igualmente claro que estes indivíduos degolados são santos que já morreram e estão no céu, e que reinam com Cristo até a última ressurreição dos mortos. Naquele dia, todos aqueles que são de Cristo se unirão a Ele, em corpo e alma, em completa perfeição e glória celestial. Aqueles que não são Seus, que Ele nunca conheceu, não vivem agora e não viveram após a ressurreição; eles perecerão eternamente (verso 5).

5  Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.

 

Em outras palavras, durante as eras da história há um simultâneo desenvolvimento de duas linhas ou sementes. Desde o tempo do Paraíso, a semente da serpente e a semente da mulher crescem e se multiplicam: a Semente da linha de Eva é Jesus Cristo e todos aqueles dados a Ele pelo Pai, a igreja; a culminação e o ponto final da semente da serpente é no reino do Anticristo.

Se Gogue e Magogue se referem às numerosas multidões a serem encontradas na Ásia oriental (Rússia, China etc.), talvez possamos dizer que vivemos não somente perto do fim dos tempos, mas durante aquele período no qual Satanás será solto por um pouco de tempo. De qualquer forma, todas as coisas alcançam sua plenitude e desenvolvimento no mesmo momento O reino deste mundo, o império de Satanás, culmina no homem do pecado, o filho da perdição, o Anticristo. Sob a graça longâmina de Deus, o último dos Seus eleitos nascerá e virá ao arrependimento para que ocorra a ceifa completa dos filhos de Deus. Dessa forma, o propósito eterno de Deus e o Seu beneplácito são alcançados: a Igreja é salva dentre o mundo para Sua glória eterna!

Uma interpretação como esboçada acima permite uma explicação natural e consistente de todas as passagens das Escrituras que falam do retorno de Jesus.

 

Notemos uns poucos pontos relevantes:

1. Há UMA igreja, e UM pacto, composta de toda a semente espiritual de Abraão, quer sejam judeus ou gentios.

Gálatas 3, 6-14:

“6 ¶ Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

7  Sabei pois que os que são da fé são filhos de Abraão.

8  Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.

9  De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.

10  Todos aqueles pois que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

11  E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.

12  Ora a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.

13  Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

14  Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito”.

2. A maioria da humanidade não será salva, mas a verdadeira Igreja em qualquer tempo será pequena e desprezada.

Lucas 12,32: “Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino”.

Mateus 22,14: “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”.

 

3. O Anticristo não veio no passado, como na destruição de Jerusalém, por exemplo, mas ainda está para vir.

2 Tessalonicenses 2,3-4: “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”.

4. O mundo não está sendo trazido sob a influência Cristã e as guerras não estão desaparecendo, mas a impiedade aumenta e as guerras abundam.

Mateus 24,6-7: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares”.

5. A Igreja não será tirada misteriosamente da terra antes da grande tribulação começar, mas estará na terra com o chamado para perseverar.

Mateus 24,22: “E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias”.

6. Devemos esperar ainda a apostasia e uma queda da fé para um estado titubeante.

Mateus 24,10-12: “10  Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”.

1 Timóteo 4,1: “MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”.

7. Haverá uma ressurreição de todos os mortos no retorno de Cristo em julgamento.

João 5,28-29: “Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.  E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação”.

8. Este retorno de Cristo está muito perto, embora nenhum homem saiba o dia ou a hora.

1 Pedro 4,7: “Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações”.

1 João 2,18: “Filhinhos, é já a última hora: e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos: por onde conhecemos que é já a última hora”.

Dessa forma, a verdade ortodoxa e Reformada da Escritura declara que Cristo brevemente aparecerá com poder e glória em Seu corpo ressurreto. Ele virá para levantar todos os mortos e mudar os corpos dos vivos, para julgar todos os homens e recompensá-los segundo as suas obras, para fazer um novo céu e uma nova terra como lugar apropriado para Si mesmo e para o Seu povo, e então, para fazer toda a criação participar da liberdade dos filhos de Deus; e finalmente, Ele virá para receber Sua Igreja redimida à glória eterna e lançar o diabo, duas hostes e todos os ímpios no fogo eterno.

Qual é o nosso chamado à luz de tudo isto? Como devemos reagir ao fato de que vivemos perto do fim, à própria beira da eternidade? Pedro expressa isso desta forma:

“Sede, portanto, sóbrios, e vigiai em oração”.

Não titubeiem, como bêbados, durante toda a vida, ignorando toda a realidade, especialmente a realidade da Verdade da Palavra de Deus. Não zombem e digam:

“Onde está a promessa de Sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”.

Não permaneçam como lágrimas em seus olhos à medida que vêem este mundo chegar ao fim. Mas com SOBRIEDADE ESPIRITUAL se regozijem à medida que vêem a historia se movimentando para o fim! Esperem até o fim, pois a vossa redenção está próxima!

O filho de Deus deve também VIGIAR. Observar os sinais da vinda de Cristo: o mundo está se enchendo deles se tivermos olhos para ver. Veja o cumprimento de Mateus 24 na natureza, na história da igreja e na história das nações.

Mateus 24:

4  E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.

15  Quando pois virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;

16  Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;

17  E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;

18  E quem estiver no campo não volte atrás a buscar os seus vestidos.

19  Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!

20  E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;

21  Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de haver.

22  E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

23  Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;

24  Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

25  Eis que eu vo-lo tenho predito.

26  Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais; eis que ele está no interior da casa, não acrediteis.

27  Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.

28  Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.

29  E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.

30  Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

31  E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Observe o mundo no qual você deve por um tempo viver. Isto não requer participar das coisas do mundo, mas antes, fazer uma análise crítica de suas atividades e filosofias. Veja no mundo o inimigo, uma ameaça real à paz de Deus. E também observe a si mesmo, constantemente fazendo a pergunta:

“Eu sou um estrangeiro aqui? Eu vivo como um verdadeiro perígino, pelo poder da esperança?”

Você perceberá imediatamente que tal atitude sóbria e vigilante requer oração. O peregrino não tem esta força em si mesmo, mas deve freqüentemente buscar refúgio no esconderijo do Altíssimo e debaixo das sombras do Todo-poderoso. Através da oração nós damos a entender que nosso Deus está no céu, soberanamente fazendo Seu beneplácito. Através da oração recebemos a força para perseverar durante as severidades e tentações de cada dia; através da oração somos encorajados e cheios com determinação e fidelidade. E é através da oração que sabemos que nossos pecados são perdoados, de forma que quando Cristo vir como Juiz, seremos perfeitamente vindicados pelo Seu sangue! Então, também desejamos orar:

“Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu”.

“Vem Senhor Jesus, sim, vem sem demora”.


O Rev. Dale H. Kuiper é pastor da Igreja Protestante Reformada Sudeste em Grand Rapids, Michigan.


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 07 de Maio de 2004.


 

 

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