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Catecismo - Curso online gratuíto

Terceiro Mandamento - Não usar o nome de Deus em vão. - Rev. 2012

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BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER – PERGUNTAS 53 A 56

PERGUNTA 53: Qual é o terceiro mandamento? RESPOSTA: O terceiro mandamento é: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar em vão o nome do Senhor seu Deus”.

O nome de Deus: O nome de Deus tem uma conotação abrangente, refere-se não somente à designação pessoal, mas a todas as coisas por meio das quais se faz conhecido. O mandamento, pois, se refere principalmente ao uso do nome de Deus.

Na antiguidade o nome da pessoa revelava muito mais que seu uso atual, o nome era representativo de todas as circunstâncias que envolviam a pessoa, na língua hebraica, particularmente, o nome é usado com o sentido de revelação da essência e atributos pessoais, por este motivo o nome de Deus era considerado impronunciável pelos hebreus.

 

Segundo Mandamento - A proibição da idolatria - Rev. 2012

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BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER – PERGUNTA 49 a 52

PERGUNTA 49: Qual é o segundo mandamento?

RESPOSTA: O segundo mandamento é: “Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma de tudo que há em cima no Céu, e do que há embaixo na terra, nem de coisa alguma que haja nas águas, debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor teu Deus, o Deus zeloso, que vinga a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem; e que usa de misericórdia com milhares daqueles que me amam e que guardam os meus preceitos”.

Jeremias 3,9: “Sucedeu que, pelo ruidoso da sua prostituição, poluiu ela a terra; porque adulterou, adorando pedras e árvores”.

 

Primeiro Mandamento - O Deus único - revisão 2012

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BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER – PERGUNTAS 45 A 48

 

PERGUNTA 45: Qual é o primeiro mandamento? RESPOSTA: O primeiro mandamento é: “Não terás outros deuses além de mim”.

Êxodo 20,3: “Não terás outros deuses diante de mim”.

Este primeiro mandamento exige de todos os homens o conhecimento e o reconhecimento de que Deus é o único Deus verdadeiro e que todos devem adorá-lo, amá-lo e glorificá-lo em todas as coisas de sua vida, acima de tudo, ter zelo por Ele, adorando-o conforme os preceitos estabelecidos na Escritura.

 

 

O Prefácio dos Mandamentos - O poder de Deus - rev 2012

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BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER – PERGUNTA 43 e 44

PERGUNTA 43: Qual é o prefácio dos dez mandamentos? RESPOSTA: O prefácio dos dez mandamentos é: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”.

PERGUNTA 44: Que nos ensina o prefácio dos dez mandamentos? RESPOSTA: O prefácio dos dez mandamentos ensina-nos que nós temos obrigação de guardar todos os mandamentos de Deus, por ser Ele o Senhor nosso Deus e Redentor.

Êxodo 20,2: “Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”.

“EU SOU” o SENHOR: Este nome, YAHWEH, denota a existência de Deus como um Ser pessoal e transcendente, que o distingue dos deuses da antiguidade, aqui ele se apresenta como o único Deus vivo e verdadeiro que existe por si mesmo de forma eterna e imutável.

Êxodo 3,14: “Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU (YAHWEH) me enviou a vós outros”.

Eu sou o Senhor, teu Deus: Esta é uma declaração de autoridade sobre a qual repousam todos os dez mandamentos. A soberania de Deus é um fato consumado sobre toda a criação, espiritual, material e biofísica, mas sobre seu povo estas palavras introdutórias representam, de forma autoritativa, a exigência legal de que obedecessem aos mandamentos.

Deuteronômio 6,4: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR”.

Nesta afirmação Deus é colocado por Moisés não apenas como Senhor, mas de maneira enfática: o único Senhor, pois nosso Deus é Deus zeloso que não dá a outrem a sua glória.

Deuteronômio 4,24: “Porque o SENHOR, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso”.

Os dez mandamentos não implicam que nós temos a habilidade moral de cumpri-los. Os mandamentos de Deus sevem para arrancar a confiança em nossa própria capacidade de tal forma que nos voltemos a Cristo com humildade.

Romanos 3,19-20: “Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado”.

Apesar desta incapacidade, ter os mandamentos como norma de vida não deve ser penoso ao cristão, pois, sendo Deus o Redentor, Ele os comprou em Cristo, libertou-os do pecado e pagou um alto preço por isto: o sangue de seu Filho amado.

1 Coríntios 7,23: “Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens”.

O filho de Deus, reconhecendo sua incapacidade e esperando na misericórdia e poder de Deus, sente prazer em seguir os seus mandamentos, imperfeitamente nesta vida, mas com toda a sinceridade, reconhecendo nisto a graça do redentor e não a capacidade do homem.

Efésios 2,5: “E estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente
com Cristo, — pela graça sois salvos”.

A lição que provém deste conhecimento é que Deus é o único Redentor, desde a eternidade, esta lição não é para o povo judeu, mas para os cristãos, Deus sempre foi o único Redentor para o seu povo, e isto, de forma individual, para cada um que ele chama em Cristo.

Jó 19,25: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra”.

A Casa da Servidão: A retirada do povo hebreu do Egito foi realizada exclusivamente pelo poder de Deus, nada proveniente do povo interferiu nesta libertação; da mesma forma é a salvação em Cristo, esta salvação do homem é provida totalmente pela divindade.

Salmo 100,3: “Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio”.

Qual a servidão referida neste prefácio? É a servidão do pecado, todos os descendentes de Adão estão sob o domínio do pecado. Neste prefácio Deus chama o Egito de “casa da servidão”, ali os hebreus estavam sob deuses estranhos e sob o jugo cruel dos Egípcios.

Êxodo 1,14: “E lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro, e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o serviço em que na tirania os serviam”.

Esta é uma metáfora para a servidão do homem natural, o homem natural está na casa da servidão, não mais do Egito, mas do pecado, assim como Deus libertou os hebreus do Egito, hoje Ele liberta seu povo, os verdadeiros cristãos, da servidão do pecado.

Efésios 2,1: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”.

O livramento do cristão: Este livramento do cristão é espiritual, o crente que antes era escravo do pecado, inimigo de Deus e amante do mundo, pela graça de Deus em Cristo, passa a desejar o conhecimento de Deus e amar a Palavra com todas as suas forças.

Oséias 4,6: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...”.

O cristão verdadeiro reconhece sua obrigação com a lei de Deus, e também sua incapacidade para ser perfeito, mas tenta com sinceridade e com todas suas forças confiando somente no poder e na misericórdia de Deus em Cristo.

Louvado seja Deus!

Última atualização em Ter, 15 de Maio de 2012 03:41
 


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