Vivendo Pela Palavra

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Home Catecismo Funções de Cristo

Funções de Cristo

E-mail Imprimir PDF

BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER – PERGUNTAS 23 A 26

PERGUNTA 23: Que funções exerce Cristo como nosso Redentor? RESPOSTA: Cristo, como nosso Redentor, exerce as funções de profeta, sacerdote e rei, tanto no seu estado de humilhação como no de exaltação.

O mediador: Aprouve a Deus, em seu eterno propósito, escolher e ordenar o seu Filho Unigênito para ser o Mediador entre Deus e o homem, o Profeta, Sacerdote e Rei, o Cabeça e Salvador de sua Igreja, o Herdeiro de todas as coisas e o Juiz do mundo.

2 Coríntios 5,21: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”.

A ele foi dado, desde toda a eternidade, um povo, escolhido por Deus, para ser sua semente e para ser chamado, justificado, santificado e glorificado.

Aprouve ao Pai que nele habitasse toda plenitude, a fim de que, cheio de graça e verdade, estivesse perfeitamente preparado para exercer o ofício de Mediador.

Colossences 1,19: “Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude”.

Cristo exerceu sua função de mediador como o Filho do Homem, em seu estado de humilhação, resultante da encarnação. Após a ressurreição, Cristo continua a exercer as suas funções em seu estado glorificado, sentado à destra do Poder de Deus.

Lucas 4,18: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos”.

O mediador tem como ofício intervir entre as partes conflitantes buscando a reconciliação. Este mesmo sentido aplica-se à mediação de Moisés, povo escolhido não participou da escolha, mas teve o benefício da mediação.

A mediação de Cristo é superior a qualquer coisa que se conheça, pois ele possui poder absoluto para realizar plenamente todos os atos necessários à intercessão entre Deus e o homem de maneira contínua e plenamente eficaz.

Hebreus 2,17: “Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo”.

Desta forma, quando o pecado entrou no mundo, todos os escolhidos estavam destinados à salvação e reconciliação através de Jesus Cristo.

João 10,27-28: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”

PERGUNTA 24: Como exerce Cristo as funções de profeta? RESPOSTA: Cristo exerce as funções de profeta, revelando-nos, pela sua Palavra e pelo seu Espírito, a vontade de Deus para a nossa salvação.

Os ofícios de Cristo: O ofício mediador de Cristo abrange três funções distintas: profeta, sacerdote e rei.

- Profeta: O profeta tem o ministério do ensino, Jesus, em toda a sua vida de perfeita obediência, e ali, na cruz do calvário, estava ensinando e operando a verdade.

Jesus veio ao mundo como a revelação maior e mais profunda de Deus, e ali, na cruz do Calvário, estava sem dúvida ensinando a respeito de Deus.

Mateus 21,11: E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia!”

PERGUNTA 25: Como exerce Cristo as funções de sacerdote? RESPOSTA: Cristo exerce as funções de sacerdote, oferecendo a si mesmo em sacrifício para satisfazer a justiça divina, reconciliar-nos com Deus e fazendo contínua intercessão por nós.

- Sacerdote: Jesus Cristo ofereceu a si mesmo em lugar do seu povo, que lhe foi dado por Deus. Sendo Deus, o seu sacrifício é único, nada mais é necessário eternamente.

O ofício de sacerdote é essencial, pois Jesus Cristo, após a ressurreição, assentou-se à direita da Majestade, onde intercede de forma eficaz pelo povo de Deus, atendendo os pedidos e orações dos cristãos, dirigidos pelo Espírito e conforme a vontade de Deus.

Hebreus 4,15: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado”.

PERGUNTA 26: Como exerce Cristo as funções de rei? RESPOSTA: Cristo exerce as funções de rei, sujeitando-nos a si mesmo, governando-nos e protegendo-nos, contendo e subjugando todos os seus e os nossos inimigos.

- Rei: Jesus, na cruz do calvário estava libertando seu povo, ali exerceu o ofício de Rei, ele estava destruindo o poder de Satanás e abrindo os portais eternos para seu povo.

Hebreus 1,8: “Mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino”.

Qual o resultado prático de todas estas coisas para o cristão? A ESPERANÇA: Esta é a maior maravilha do cristianismo, todo aquele que acredita em Cristo não vive em tristeza, não se queixa, não se aborrece, mas espera na vida eterna em Cristo.

1 Coríntios 15,19: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”.

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario

busy
Última atualização em Seg, 10 de Outubro de 2011 05:18  

Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: "Julgai todas as coisas, retende o que é bom". Louvado seja Deus!

  • Temos para download 717 Livros
  • Este site tem um total de 1653 itens publicados em Artigos

Adicionar aos Favoritos

Adicione aos Favoritos!

Estatísticas

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até outubro de 2017:
934.835
Total de páginas visitadas até setembro/2017:
2.405.646

Assista Também

Vivendo pela palavra - Confissão (parte1)

Confissão (parte1)

{youtube}98cb6kfK7fU{/youtube}

Leia mais...