Vivendo Pela Palavra

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Home Filosofia
Filosofia

Ocasionalismo - Malebranche

E-mail Imprimir PDF

Malebranche * é conhecido por seu ocasionalismo, isto é, sua doutrina de que Deus é o único agente causal, e que as criaturas meramente proporcionam a “ocasião” para a ação divina. Para o registro primevo o ocasionalismo foi uma resposta ad hoc ao problema percebido em Descartes, acerca de como substâncias distintas em natureza tal como a mente e corpo podem interagir causalmente. Segundo esse registro, Malebranche foi levado por esse problema do dualismo cartesiano a propor que é Deus o responsável pela correlação entre as nossas sensações e volições e os movimentos em nosso corpo.

Última atualização em Seg, 07 de Agosto de 2017 08:36
 

RACIONALISMO CRISTÃO (PRESSUPOSICIONALISMO)

E-mail Imprimir PDF

RACIONALISMO CRISTÃO (PRESSUPOSICIONALISMO)

Por: Helio Clemente

 

O conhecimento cristão é o único método verdadeiro, pois é o único que tem um princípio primeiro solidamente estabelecido, do qual nada existe antes para contestar ou negar suas revelações: A Escritura.

A partir deste princípio, revelado por autoridade infinitamente superior ao homem, sólido e inegável, a lógica e o raciocínio humano podem então, estabelecer as bases de um conhecimento irrefutável por outros meios filosóficos que são sempre relativos e mutáveis ao longo do tempo.

 

RACIONALISMO MODERNO - DESCARTES E SPINOZA

E-mail Imprimir PDF

RACIONALISMO MODERNO – DESCARTES E SPINOZA (RESUMO)

Por: Helio Clemente

 

Descartes (XVII d.C.): o fundador do racionalismo moderno, afirmou que o único método válido para a ciência é o método racionalista dedutivo, característico da matemática. O processo do conhecimento começa com a intuição, a percepção intelectual imediata, a partir da qual o raciocínio se desenvolve em análise e síntese; a análise isola e separa as noções intuitivas simples que irão compor o processo dedutivo que resulta na síntese destas proposições primárias, levando a uma conclusão através desta cadeia dedutiva puramente racional.

 

Revolução de 64

E-mail Imprimir PDF

Falsificações da História – O soldado brasileiro e a contra-revolução de 64
por Heitor De Paola em 25 de agosto de 2007

Resumo: A esquerda vocifera com tremendo estardalhaço a necessidade de serem abertos os “arquivos da ditadura”. Apesar de estarem no poder e terem autoridade para obrigar os Comandos Militares a abri-los, apenas seguem vociferando. Será que é por medo de verem seus atos de terrorismo, banditismo e assassinatos revelados ao público?

© 2007 MidiaSemMascara.org

 


Página 1 de 23

Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: "Julgai todas as coisas, retende o que é bom". Louvado seja Deus!

  • Temos para download 683 Livros
  • Este site tem um total de 1610 itens publicados em Artigos

Adicionar aos Favoritos

Adicione aos Favoritos!

Estatísticas

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até julho de 2017:
871.821
Total de páginas visitadas até julho/2017:
2.252.594

Assista Também