Vivendo Pela Palavra

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Home Filosofia SCHLEIERMACHER – O IRRACIONALISMO

SCHLEIERMACHER – O IRRACIONALISMO

E-mail Imprimir PDF

SCHLEIERMACHER – O IRRACIONALISMO

Por: Helio Clemente

 

Schleiermacher (XVIII d.C.): Schleiermacher afirma que o absoluto não pode ser revelado pela ciência, pelo conhecimento, pela Escritura, pela vontade, pela ética ou moral, mas somente pelos sentimentos. Procurou justificar a religião cristã através do princípio da experiência interior.

Essa é uma valorização puramente humanista e irracional, levando à negação total dos valores e preceitos revelados na Escritura, e, nessa valorização imanentista do homem ele acaba por destruir todos os valores básicos do cristianismo.

Ele negou a historicidade dos milagres bíblicos e a autoridade da Escritura, é o responsável pelo surgimento da Teologia Liberal, onde qualquer pessoa pode definir sua fé “cristã” sem os limites de nenhuma autoridade ou revelação superior. Negou também que a bíblia fosse inspirada por Deus, mas admitiu a existência de uma consciência inata no homem. Abriu o caminho para a presença do iluminismo na teologia religiosa.

É o pai do irracionalismo, que floresceu na igreja cristã e continua em franco crescimento, de forma consciente ou inconsciente, mas sempre presente em todas as denominações, ditas cristãs.

John Warwick Montgomery: “Se o nosso Cristo ‘da fé’ se afasta do Jesus ‘da história’ que a Bíblia apresenta, então, na proporção desse afastamento, perdemos também o autêntico Cristo da fé”.

Herbet Butterfield (historiador): Seria um erro perigoso imaginar que as características de uma religião histórica continuariam inalteradas caso o Cristo dos teólogos fosse divorciado do Jesus da história.

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario

busy
 

Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: "Julgai todas as coisas, retende o que é bom". Louvado seja Deus!

  • Temos para download 721 Livros
  • Este site tem um total de 1657 itens publicados em Artigos

Adicionar aos Favoritos

Adicione aos Favoritos!

Estatísticas

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até novembro de 2017:
956.241
Total de páginas visitadas até novembro/2017:
2.466.387