Vivendo Pela Palavra

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Patrística vol. 25 - Agostinho

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Nos séc. IV e V, tanto no Ocidente quanto no Oriente, houve grande interesse pelas cartas do apóstolo Paulo. A evidenciá-lo é a quantidade de textos patrísticos compostos a propósito do corpus paulinum no referido período: só os comentários (expositiones) somam mais de 20.
Oriundos da literatura clássica grega e usados também no judaísmo, os comentários são obras cujo fim é explicar sistematicamente um livro inteiro, uma sua seção orgânica, ou mesmo todas as obras de um autor para que se possa interpretá-lo corretamente. Esse é o caso dos comentários às epístolas de Paulo; ou buscava-se apresentar a questão central de sua doutrina em determinada Carta ou o ponto fundamental, e suas implicações, do todo de sua doutrina nas diversas epístolas. Cada versículo é, por isso, comentado. Os comentários não eram, contudo, o gênero literário exclusivo para a ilustração do corpus paulinum.

 

 

Patrística vol. 26 - Ambrósio

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Ambrósio de Milão pertence ao período áureo da Patrística, não apenas pela cronologia, mas sobretudo por sua vida e obra.
Seu mais antigo biógrafo foi Paulino de Nola que, em 422, estimulado por Agostinho, escreveu a Vita Sancti Ambrosii, um tanto enfeitada, mas com pormenores valiosos. De nobre família romana, Ambrósio viveu depois do famoso Edito de Milão (313), que concedeu
liberdade religiosa aos cristãos. Nasceu por volta de 340 em Trier, ou Tréveros, na Gália, onde seu pai era alto funcionário.

 

 

Ocasionalismo - Malebranche

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Malebranche * é conhecido por seu ocasionalismo, isto é, sua doutrina de que Deus é o único agente causal, e que as criaturas meramente proporcionam a “ocasião” para a ação divina. Para o registro primevo o ocasionalismo foi uma resposta ad hoc ao problema percebido em Descartes, acerca de como substâncias distintas em natureza tal como a mente e corpo podem interagir causalmente. Segundo esse registro, Malebranche foi levado por esse problema do dualismo cartesiano a propor que é Deus o responsável pela correlação entre as nossas sensações e volições e os movimentos em nosso corpo.

 

O Gênesis e a Ciência: A. A. Hodge

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O GÊNESIS E A CIÊNCIA – A. A. HODGE

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Revisão, comentário e diagramação por: Helio Clemente

 

Os religiosos têm a tendência de ver os resultados do desenvolvimento científico com desconfiança. Por outro lado, os pesquisadores científicos têm a tendência de ver a revelação com ceticismo. É preciso passar por cima disto tudo e enxergar as coisas em seu inter-relacionamento abrangente, abandonando as ideias periféricas e fixando-se na totalidade dos pensamentos. Vejamos abaixo o que nos diz o teólogo A. A. Hodge a respeito da narração do Gênesis e do desenvolvimento científico.

 

O Homem, a Pessoa Total - Helio

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O HOMEM – A PESSOA TOTAL

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Por: Helio Clemente

O homem, a pessoa total:

A união entre a alma e o corpo, que se dá na concepção do homem, forma uma pessoa total, um ser pessoal dotado ao mesmo tempo de todas as qualidades mentais e das propriedades naturais do corpo, mas sem mistura ou confusão destas duas naturezas diversas, a mente continua meramente espiritual e o corpo meramente material, todavia, a pessoa humana é um ser único e completo, dotado de todas as propriedades da mente e do corpo, apesar de que não existe transferência de substância ou qualidades da mente para o corpo ou do corpo para a mente.

 


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