Vivendo Pela Palavra

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Home Livros A Separação entre Filosofia e Teologia - SPINOZA

A Separação entre Filosofia e Teologia - SPINOZA

E-mail Imprimir PDF

A Separação entre Filosofia e Teologia - Spinoza

 

Quando o homem sente medo, ordinariamente não procura salvar-se por si mesmo, ele aspira ao auxílio divino ou à alguma solução mágica para suas aflições.
Baruch de Spinoza (1632-1677) entende que é superstição recorrer a tais expedientes para resolver os problemas da vida diária. Spinoza se empenha em uma análise histórica das Sagradas Escrituras revelando as contradições existentes e demonstrando que a fonte que fundamenta a Teologia está repleta de erros históricos. Assim, as passagens e as leis contidas na Bíblia não são confiáveis e podem induzir ao erro se forem aceitas como instrumento de conhecimento. O propósito do filósofo é incentivar uma experiência moral com características racionais, o que não era comum no seu tempo, como observa José Maurício de Carvalho no primeiro capítulo de Caminhos da moral moderna (1995).

 

DOWNLOAD DO LIVRO

 

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario

busy
Última atualização em Qua, 17 de Outubro de 2012 06:29  

Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: "Julgai todas as coisas, retende o que é bom". Louvado seja Deus!

  • Temos para download 713 Livros
  • Este site tem um total de 1649 itens publicados em Artigos

Adicionar aos Favoritos

Adicione aos Favoritos!

Estatísticas

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até outubro de 2017:
934.835
Total de páginas visitadas até setembro/2017:
2.405.646