Vivendo Pela Palavra

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Home Livros Dicionário de Mitologia Grega

Dicionário de Mitologia Grega

E-mail Imprimir PDF

PREFÁCIO À EDIÇÃO PORTUGUESA

O "Dicionário de Mitologia Grega e Romana", da autoria de Georges Hacquard, constitui um marco importante neste tipo de produção literária destinada ao grande público.

O maior dos méritos do autor é, sem dúvida, ter conseguido apresentar sínteses perfeitas de cada um dos heróis, lugares ou deuses da mitologia, sem recorrer àquilo que é mais vulgar neste tipo de obras: a simplificação superficial que conduz à confusão e à mistura abusiva de tradições e de autores.

G. Hacquard demonstra, efectivamente, ter um conhecimento profundo das diferentes tradições relativas a cada um dos heróis ou deuses da mitologia, alertando-nos constantemente para o autor ou fonte literária referida. Assim, as narrativas de Homero não são confundidas com as de Hesíodo ou dos trágicos gregos ou ainda com as de autores posteriores como Calímaco ou Pausânias.

Por outro lado, o seu conhecimento das línguas (grega e latina) permite-lhe explicitar, muitas vezes, a partir da raiz do nome dos heróis ou deuses, a personalidade destes. Uma personalidade que é veiculada pelo nome.

Importa, também, salientar a metodologia utilizada para a apresentação dos grandes heróis da Antiguidade: Aquiles, Hércules, Jasão e Teseu, por exemplo, nascem e morrem perante o nosso olhar. Também aqui o autor não optou pela simplificação superficial que leva, habitualmente, a apresentar uma síntese das características do herói e, eventualmente, a sua intervenção num ou noutro acontecimento relevante. Héracies, por exemplo, desabrocha, cresce, avança, ama e morre e nós podemos sentir todo o seu percurso vivencial e individual, integrado numa determinada conjuntura. Podemos sentir a História. A História daquele tempo e a história do herói individual.

Georges Hacquard é, sem dúvida, um "poeta" apaixonado pela mitologia que tão bem conhece e apresenta. Essa paixão, essa preferência individual, é notada e sentida em algumas rubricas. O caso de Apolo é bem paradigmático desta situação. A escrita do autor complexifica-se, torna-se menos fluente, mais poética e, por isso, mais difícil de seguir e de acompanhar. Podemos, talvez, afirmar que a sensibilidade do autor e a sensibilidade da personagem contribuíram, em uníssono, para a criação de algumas das mais belas páginas desta obra.

O "Dicionário de Mitologia Grega e Romana" é, sem dúvida, uma obra fundamental para todos aqueles que pretendem conhecer melhor a mitologia greco-romana e que pretendem fazê-lo, com prazer, com rigor e com seriedade.

MARIA HELENA TRINDADE LOPES

 

DOWNLOAD

 

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario

busy
Última atualização em Seg, 17 de Dezembro de 2012 03:43  

Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: "Julgai todas as coisas, retende o que é bom". Louvado seja Deus!

  • Temos para download 713 Livros
  • Este site tem um total de 1649 itens publicados em Artigos

Adicionar aos Favoritos

Adicione aos Favoritos!

Estatísticas

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até outubro de 2017:
934.835
Total de páginas visitadas até setembro/2017:
2.405.646