Vivendo Pela Palavra

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Home Teologia
Teologia - Curso de Teologia online - gratuíto

7- SOTERIOLOGIA – A DOUTRINA DA SALVAÇÃO

E-mail Imprimir PDF

TEOLOGIA – CURSO

vivendopelapalavra.com

Por: Helio Clemente

7- SOTERIOLOGIA – A DOUTRINA DA SALVAÇÃO

 

Definição: Soteriologia é o estudo da doutrina da salvação, mas, não é correto dizer que a soteriologia é um estudo da apropriação da salvação pelo homem, pois isto não existe. A soteriologia é um estudo da aplicação e administração da obra redentora de Cristo aos pecadores eleitos, que se faz da seguinte forma: o Pai escolheu alguns pecadores entre a massa da humanidade caída para serem salvos, o Filho realiza a obra redentora na plenitude do tempo e o Espírito aplica esta obra redentora nos pecadores eleitos, justificados pela exclusiva graça de Deus a partir de um momento se suas vidas.

Depois disto, o estado de salvação é permanente, pois Deus provê não só a salvação, mas todos os meios conducentes para a regeneração e perseverança do pecador eleito na salvação recebida.

“Ao Senhor pertence a salvação”.

 

Última atualização em Sáb, 25 de Fevereiro de 2012 10:08
 

2 - A ESCRITURA - CURSO IPC (REVISÃO JAN-2012)

E-mail Imprimir PDF

TEOLOGIA – CURSO: A ESCRITURA

vivendopelapalavra.com

Por: Helio Clemente

Revisado em Jan/2012

 

2 – A ESCRITURA

Foi visto no capítulo anterior que a Escritura é o princípio primeiro do pensamento cristão, segue-se agora o estudo e as características inerentes à mesma.

Todas as vezes que for mencionado Deus nestes estudos, a referência é o Deus triúno da bíblia, quando a referência for específica a uma das pessoas da Trindade ela será devidamente identificada de forma pessoal.

Agostinho: “Ó homem, o que minha Escritura diz, isto digo Eu”.

Comentário de Mathew Henry ao evangelho de Mateus: “Vivemos uma era em que o cristianismo e o Novo Testamento são mais violenta e audaciosamente atacados por alguns de dentro de suas próprias entranhas do que por aqueles que estão às suas margens. Nunca Moisés e seus escritos foram tão censurados e ridicularizados por qualquer judeu, ou Maomé e seu Alcorão por qualquer muçulmano como Cristo e seu Evangelho têm sido atacados por homens que são batizados e chamados de cristãos; e isto, não sob o aspecto de qualquer outra revelação divina, mas em desprezo e provocação a toda revelação divina; e não por meio de algum embate que eles travem com algo que choque a sua fé, e que através de sua própria fraqueza, não consigam superar. Eles não desejam ser instruídos e ajudados no entendimento e na sua reconciliação com a verdade que receberam, mas fazem uma oposição resoluta como se olhassem para a revelação divina como seu inimigo, tendo resolvido por todos os meios possíveis ser a ruína dele embora não possam dizer que mal ela tenha feito ao mundo ou a eles”.

 

3 - DEUS - CURSO IPC - REVISÃO JAN-2012

E-mail Imprimir PDF

TEOLOGIA – CURSO

vivendopelapalavra.com

Revisado em 01/2012

Por: Helio Clemente

3 – A NATUREZA E OS ATRIBUTOS DE DEUS

O estudo da natureza de Deus é o fundamento para se conhecer o universo, a estrutura e a origem de tudo o que existe, bem como as limitações do conhecimento humano. O ponto inicial do presente estudo é o pressuposto escriturístico, por este motivo não será colocada em questão a existência de Deus, Ele existe e se revela através da Escritura, mas serão vistos, a seguir, os argumentos seculares para existência de Deus e suas implicações filosóficas, considerando também as implicações teológicas resultantes destes argumentos.

Lembrete: Sempre que Deus for citado nestes estudos, a referência é ao Deus Triúno cristão conforme revelado na Escritura.

Última atualização em Sex, 10 de Fevereiro de 2012 08:10
 

1 - O CONHECIMENTO DE DEUS (Revisado em Jan/2012)

E-mail Imprimir PDF

TEOLOGIA – CURSO

vivendopelapalavra.com

Por: Helio Clemente (Revisado em Jan/2012)

 

1 -     O CONHECIMENTO DE DEUS

O que é o conhecimento? O conhecimento é um estado da mente em contraposição à ignorância. Conhecimento é ter ideias verdadeiras, tendo a certeza que elas são verdadeiras, o que não acontece com as opiniões, que podem ou não ser verdadeiras. Ora, o homem é um ser finito, uma ideia que se origina na mente do homem e encontra sua razão em experiências e sensações, nunca poderá fornecer a certeza de que é verdadeira.

O que é então a verdade, para que o conhecimento possa ser assim considerado real? A verdade é a Palavra de Deus, somente a Palavra de Deus e o que se pode deduzir claramente dela pode fornecer ao homem o conhecimento verdadeiro. Veja no salmo abaixo, onde Davi coloca a necessidade anterior do conhecimento de Deus para a integridade do louvor e adoração.

 


Página 1 de 4

Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: "Julgai todas as coisas, retende o que é bom". Louvado seja Deus!

  • Temos para download 709 Livros
  • Este site tem um total de 1643 itens publicados em Artigos

Adicionar aos Favoritos

Adicione aos Favoritos!

Estatísticas

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até setembro de 2017:
913.513
Total de páginas visitadas até setembro/2017:
2.354.011