Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até abril de 2018:
1.014.252
Total de páginas visitadas até abril 2018:
2.591.717

Mais Baixados

Comentários Bíblicos

1 2 Tessalonicenses

COMENTÁRIO À PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO AOS TESSALONICENSES
POR JOÃO CALVINO

O ARGUMENTO
A maior parte desta Epístola consiste de exortações. Paulo havia instruído os tessalonicenses na fé verdadeira. Contudo, ao ouvir que as perseguições estavam se intensificando ali,2 ele havia enviado Timóteo na esperança de animá-los para a batalha, para que não dessem lugar ao medo, como tende a fazer a fraqueza humana. Tendo sido posteriormente informado por Timóteo com respeito à verdadeira condição deles, ele emprega vários argumentos para confirmá-los na constância da fé, bem como na paciência, caso fossem chamados a sofrer qualquer coisa pelo testemunho do evangelho. Ele trata destas coisas nos três primeiros capítulos.
No começo do capítulo quatro, ele os exorta, em termos gerais, à santidade de vida; em seguida, recomenda a benevolência mútua, e todos os ofícios que derivam dela. No entanto, próximo do fim, ele trata da questão da ressurreição, e explica de que modo todos seremos ressuscitados dentre os mortos. Por daqui se torna manifesto que havia alguns ímpios ou inconstantes que se esforçavam por perturbar a fé deles, apresentando inoportunamente muitas coisas frívolas.3 Por isso, na esperança de remover todo o pretexto para disputas loucas e desnecessárias, em poucas palavras ele os instrui quanto às idéias que deveriam entreter.
No capítulo cinco, ele os proíbe, ainda mais estritamente, de inquirir quanto aos tempos; mas os admoesta a estarem sempre atentos, para que não fossem pegos de surpresa pela vinda súbita e inesperada de Cristo. A partir daqui, ele passa a empregar várias exortações, e então conclui a Epístola.

Icon

1 2 Tessalonicenses 638 KB 2 downloads

...

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 66 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário