Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até agosto de 2018:
1.027.377
Total de páginas visitadas até agosto 2018:
2.623.764

Mais Baixados

Comentários Bíblicos

1 PEDRO 3,15

1 Pedro 3,15

A FÉ IMPLÍCITA E O EVANGELICALISMO MODERNO

1 Pedro 3,15: “Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”.

Calvino – Institutas III: “Ora, a fé jaz no conhecimento de Deus e de Cristo, não na reverência à Igreja… Esta inconsiderada docilidade, embora seja infalível precipício à ruína, é, no entanto, por eles escusada, dizendo que a fé nada crê expressamente, senão com esta condição: Se essa é a crença da Igreja! E assim imaginam que no erro tem-se a verdade, na cegueira a luz, na ignorância o reto conhecimento”.

Calvino está aqui refutando a fé implícita requerida pela igreja romana, mas, pergunto: Os crentes atuais estão preparados para responder a todo aquele que pedir razão da esperança que há neles?

Se é que realmente há neles esta esperança além desta vida presente, pois a vida eterna nada mais é que o conhecimento do verdadeiro Deus.

João 17,3: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.

Os modernos crentes estão ligados de forma tão irresponsável à igreja que frequentam que perderam a capacidade de raciocínio, não conhecem nada que não seja falado pelos seus pastores, não contribuem com nada fora do dízimo na igreja, pois o consideram obrigatório; não reverenciam a Escritura como a Palavra de Deus, mas conhecem somente aquilo que ouvem dentro da igreja:

Não é esta a fé implícita buscada com tanto afinco pela igreja romana?

Ora, o evangelicalismo moderno conseguiu com o mesmo sucesso: O culto à ignorância sendo transformado em pretensa humildade.

Alguns teólogos reformados, de peso, consideram estes modernos crentes como hereges, porque estão mais ligadas à honra e glória entre os homens do que à Palavra revelada e preferem adorar a um deus de sua imaginação em detrimento do Deus do cristianismo, que é o Deus da Escritura.

2 Timóteo 4,3: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”.

O que temos visto no moderno evangelicalismo é pura e simplesmente o retorno a Roma. Ao acrescentar o trabalho do homem à justiça de Cristo, ao trazer as promessas de Cristo do mundo do porvir ao mundo material a moderna igreja evangélica caminha decididamente em retorno a Roma.

Os cristãos professos procuram hoje grandes (ou pequenos) líderes evangélicos, eles querem ser guiados por mestres visíveis – a volta do bezerro de ouro: “Faça nos deuses que vão diante de nós”.

Mateus 24,11: “Levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos”.

Esta é uma tendência claramente prevista na Escritura: Nos últimos tempos mudarão a verdade em mentira e adorarão a criatura no lugar do Criador.

Romanos 1,25: “Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!”.

Nada do que está acontecendo fica fora das advertências bíblicas, ora, uma vez que o crente decidiu honrar a si mesmo antes de Cristo, que podemos dizer a eles neste caminho escolhido?

Sejam bem-vindos, pois como está escrito:

Provérbios 27,20: “O inferno e o abismo nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem”.

 

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário