Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até setembro de 2018:
1.031.328
Total de páginas visitadas até setembro 2018:
2.632.612

Mais Baixados

Teologia - Curso de Teologia online - gratuíto

A DOUTRINA DA FÉ

A doutrina da fé

vivendopelapalava.com

Por: Helio Clemente

 

Nos primeiros séculos da era cristã pouca atenção foi dada para a definição da fé, ela era tida como a aceitação da verdade em função de um testemunho, ou ainda abrangendo a ideia de entrega pessoal a esta verdade recebida intelectualmente.

A este respeito é preciso dizer uma coisa de extrema importância: É bastante perigoso separar a entrega pessoal da aceitação intelectual:
A entrega pessoal, de fato, não é possível sem o assentimento intelectual completo e irrestrito da Escritura.

O verdadeiro entendimento intelectual abrange o assentimento, o reconhecimento e a rendição à verdade revelada de forma integral, por este motivo, não se deve fazer esta diferença entre a mente e os sentimentos (coração), pois estes sentimentos são funções da mente e só podem existir em relação direta com o conhecimento, o entendimento e o assentimento intelectual.

Isaías 11,2: “Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR”.

Entendimento é assentimento? Por outro lado, uma forte distinção deve ser feita entre o entendimento e o assentimento mental e não entre o entendimento e a entrega pessoal. O entendimento puro e simples jamais leva à entrega, somente o assentimento mental conduz à aceitação integral e completa das doutrinas bíblicas e a consequente entrega pessoal.

Neemias 8,8: “Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia”.

Grande parte das doutrinas bíblicas são facilmente entendidas pelos homens, mas nem todas são assentidas, porque são contrárias à natureza humana e quem nega uma que seja das verdades bíblicas nega toda a Escritura.

Tiago 2,10: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos”.

O assentimento das verdades bíblicas em total concordância com o entendimento não é obra humana, mas somente é possível pela operação do Espírito.

1 Coríntios 2,10: “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus”.

Desta forma não é possível, de nenhuma forma, separar a entrega de si mesmo do assentimento intelectual da verdade, ou vice-versa, separar o entendimento intelectual verdadeiro da entrega pessoal, pois tanto o entendimento quanto a entrega provêm de uma fonte única que é Deus.

Mais uma vez, coube a Agostinho o tratamento e a definição da fé na igreja cristã. Agostinho considerava a fé como o assentimento intelectual da verdade, mas abrangendo neste assentimento uma primeira fase de conhecimento e entendimento da Palavra, necessária ao assentimento, que era seguido da consequente entrega pessoal e aperfeiçoada no amor.

Esta fé era concebida como de origem evangélica, ou seja, somente através da Palavra, e impossível ser obtida pelo homem por suas próprias forças, sendo sua aplicação sobrenatural operada pelo Espírito Santo aos eleitos, e somente a estes.

Efésios 2,8: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário