Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até maio de 2019:
1.086.374
Total de páginas visitadas até maio 2019:
2.895.104

Mais Baixados

Pneumatologia - Doutrina do Espírito Santo Sem categoria

A HABITAÇÃO DO ESPÍRITO – P. PRUDENTE

A HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

INTRODUÇÃO

Os Apóstolos ficaram tristes e confusos quando da menção da morte de Cristo e de sua partida. Na noite anterior a da Sua crucificação, o Salvador fortaleceu-os falando da vinda de um outro Consolador (João 14:16, 17). Este Consolador não só estaria com eles durante a vida como verdadeiramente habitaria neles. A habitação do Espírito de Deus ainda é consolo e sustento para os crentes. Nosso Salvador não está conosco em carne enquanto nós enfrentamos as aflições de cada dia, mas há Um maior do que o mundo (I João 4:4).

  1. A DOUTRINA BÍBLICA DECLARADA.

O Novo Testamento ensina que o corpo de cada crente é lugar de habitação para o Espírito de Deus (I Cor 6:19; João 7:38,39). A habitação do Espírito não deve ser confundida com Suas obras graciosas no crente. A regeneração e os dons do Espírito devem ser distinguidos do dom da própria pessoa do Espírito (I Cor 12:4; Atos 2:38).

  1. UMA VISÃO FALSA

Nenhuma verdade bíblica tem escapado da perversão das mãos dos homens. O erro mais comum referente a habitação do Espírito nos crentes é a afirmação de que essa benção não é comum a todos os crentes. Muitos ensinam que a salvação deve ser complementada por uma outra experiência antes que alguém possa gozar da presença e do poder do Espírito. A essa experiência chamam de segunda benção, santificação, ou batismo com o Espírito Santo. Enquanto vários grupos aumentam seus próprios conceitos, a idéia geral permanece a mesma.

A falha fundamental deste ensinamento está na idéia de que a salvação deve ser suplementada. Estando em Cristo o crente alcança todas as bênçãos (Col 2:10; Efés 1:3; I Cor 1:30). Quando os homens deixam de estar atentos a Cristo eles cometem erros. O dom do Espírito Santo vem para nós através da salvação por Cristo não como um suplemento (Rom 8:32; João 7:39). O Espírito Santo veio para magnificar a Jesus Cristo e não para chamar a atenção a Si (João 15:26).

III. A DOUTRINA BÍBLICA PROVADA

Já têm sido mencionado os versículos que mostram nossa doutrina claramente, e estes que seguem revelarão que há muitas outras verdades bíblicas que sugerem a habitação do Espírito Santo em cada crente.

  1. O Espírito é recebido através da fé. A condição da salvação e o recebimento do Espírito são iguais – Efésios 2:8; João 7:38,39; Atos 11:16,17; Gálatas 3:2; Efésios 1:13.
  2. Aqueles que estão sem o Espírito não são salvos – Romanos 8:9; I Coríntios 2:9-15; 12:3; Judas 19.
  3. A presença do Espírito é necessária para que alguém seja ressurgido ou transladado – Romanos 8:11.
  4. O Espírito é um dom – Atos 10:45.
  5. A segurança da salvação está baseada em nós termos o Espírito – I João 4:13; 3:24; Romanos 8:15,16; 5:5.
  6. Os crentes são vencedores – I João 4:3,4.
  7. Deus nos dá o Espírito porque somos filhos – Gálatas 4:6..

A Simples idéia de um cristão não ter o Espírito é contraditória a todos os ensinamentos da Bíblia sobre a salvação

  1. PROBLEMAS RESOLVIDOS

Deixe-nos gastar alguns momentos com versículos usados no ensino de um falso aspecto dessa doutrina.

  1. Efésios 5:18 – O “enchimento” do Espírito e a “habitação” não devem ser confundidos. Nós nunca somos instruídos a sermos “habitados” pelo Espírito de Deus.
  2. Atos 5:32 – A obediência mencionada aqui é simplesmente a fé em Cristo. II Tessalonicenses 1:8; João 6:28,29; 7:39.
  3. Passagens relacionadas ao batismo com o Espírito Santo – veja o capítulo 20

 

Autor: Pr Ron Crisp
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão e Editoração: Calvin Gardner
Fonte: www.palavraprudente.com.br

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário