Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até dezembro de 2018:
1.044.878
Total de páginas visitadas até dezembro 2018:
2.685.617

Mais Baixados

Doutrina

A HISTÓRIA DAS DOUTRINAS CRISTÃS – L. BERKHOF

Descrição

Passados quarenta anos um membro do Tabernáculo Metropolitano escreveu: “Nunca me esquecerei do sermão pregado em 17 de julho de 1859, “A História dos Poderosos Feitos de Deus.” Como o Sr. Spurgeon se empolgou na pregação daquela manhã! Suas palavras fluíram como uma torrente de eloqüência sagrada”. Este opúsculo é um verdadeiro estímulo para todos quantos desejam ver Deus operar poderosamente nos dias atuais.

PREFACIO 

O volume originalmente intitulado Dogmática Reformada agora aparece com novo  título, A História das Doutrinas Cristãs. Obras sobre o desenvolvimento gradativo  da verdade teológica na Igreja de Jesus Cristo geralmente são postas ao lado das  que tratam de teologia sistemática, assim destacando-se como obras distintas.  Julgou-se melhor seguir essa prática, pois frisa a verdade que, em última análise,  a história do desenvolvimento do pensamento cristão no seio da Igreja é um estudo distinto.  Apesar de ser um estudo distinto, porém, não é um que os estudantes de teologia  possam dar-se ao luxo de negligenciar. O estudo da verdade doutrinária, à parte  de seu fundo histórico, leva a uma teologia truncada. Já houve muito disso no  passado, e no presente muito se vê de tal coisa. O resultado tem sido uma compreensão errônea e uma avaliação incorreta da verdade. Não tem havido apreciação do fato que o Espírito Santo guiou a Igreja na interpretação e desenvolvimento da verdade, segundo ela é revelada na Palavra de Deus. As senhas  e marcos do passado não foram tomados em consideração, e antigas heresias,  desde há muito condenadas pela Igreja, são constantemente repetidas e apresentadas como novos descobrimentos. As lições do passado são bastante negligenciadas, e muitos parecem sentir que devem seguir seu próprio rumo, como se  quase nada tivesse sido feito no passado. Sem dúvida um teólogo deve levar em  conta a situação atual do mundo religioso, reestudando sempre a verdade, mas  não pode negligenciar impunemente as lições do passado. Enfim que este  breve estudo da história das doutrinas sirva para criar maior interesse em tal estudo histórico, conduzindo a uma melhor compreensão da verdade.

L. Berkhof 

Grand Rapids, Michigan l² de agosto de 1949

Nota de Esclarecimento 

É norma da PES usar a letra “I” maiúscula nas suas publicações quando se refere à  verdadeira Igreja de Cristo, em sua totalidade. Outrossim, usamos “i” minúsculo  em todas as referências à igreja numa determinada localidade. Em particular us-  amos minúsculas em toda alusão à igreja católica romana — ou quando as  palavras “a Igreja” se referem a essa entidade — pois não a consideramos uma  igreja verdadeiramente cristã, muito menos “A Igreja”. Não é sempre fácil saber a  que “Igreja” o Berkhof está aludindo, portanto provavelmente tenhamos errado  em certas ocasiões.  Semelhantemente, usamos “E” maiúsculo ao referir-nos aos “Evangelhos” ou ao  “Evangelho de João”, etc. Conservamos “e” minúsculo para a mensagem anunciada, que se chama “o evangelho.” 

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário