Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até maio de 2019:
1.086.374
Total de páginas visitadas até maio 2019:
2.895.104

Mais Baixados

Natureza de Deus

A IMENSIDADE DE DEUS

A IMENSIDADE (IMENSIDÃO) DE DEUS

vivendopelapalavra.com

Por: Helio Clemente

 

– Imensidade:

Esta é a infinidade de Deus com relação ao espaço, Deus transcende a todas as limitações de espaço existentes, mas ao mesmo tempo, pela sua onipresença, encontra-se em todos os lugares do espaço e do tempo concomitantemente com todo o seu Ser. Desta forma, a imensidão de Deus caracteriza sua transcendência, ao passo que sua onipresença caracteriza sua imanência.

Salmo 139,7-8: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também”.

A imensidade ou imensidão de Deus não deve ser entendida somente com relação ao espaço existente no universo, a imensidão de Deus enche o universo, o céu, o inferno e o infinito, tanto com relação ao espaço como com relação ao tempo. Sendo Deus um ser totalmente espiritual e simples, Ele está em todos estes lugares com a totalidade do seu Ser, no universo, no céu, no inferno e no infinito. Isto é algo que foge completamente ao nosso entendimento, mas pelas perfeições infinitas de Deus, somente pode ser entendido desta forma (ver a criação dos céus e da terra conforme Agostinho na seção de Antropologia).

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário