Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até março de 2019:
1.066.209
Total de páginas visitadas até março 2019:
2.789.891

Mais Baixados

Natureza de Deus

A ONIPOTÊNCIA DE DEUS

A onipotência DE DEUS

Por: Helio Clemente

 

ele é todo-poderoso, A ÚNICA FONTE DE PODER EM TODO O UNIVERSO

O poder absoluto:

É a capacidade de Deus em criar e fazer tudo o que Ele fez, mas também, a capacidade de criar ou fazer qualquer outra coisa que tenha a simples possibilidade de vir a existir ou ser feita, mesmo que não aconteça.

Jeremias 32,27: “Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?”.

O poder ordenado:

É o poder pelo qual são realizadas todas as coisas conforme determinadas em seus Decretos Eternos – A providência divina.

Hebreus 1,3: “Ele (Cristo), que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas”.

Onipotência:

Todo o poder no universo pertence a Deus e tão somente a Ele, este poder de Deus é inerente ao seu Ser e não é adquirido nem depende do reconhecimento de qualquer criatura, pertence a Ele de forma auto-existente e auto-sustentada. Deus é a única fonte de energia do universo, as obras da criação dão testemunho do poder de Deus, e ao mesmo tempo, da inteira independência de Deus com relação às coisas criadas, pois todas as coisas foram criadas a partir do nada, assim, a onipotência de Deus é completamente independente das coisas criadas.

Jó 38,4-6: “Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular”.

O Poder em Deus é tão preeminente que às vezes é usado como o nome de Deus.

Marcos 14,62 (versão RC): “E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu”.

Existe mais poder na natureza de Deus do que revelam as obras da criação, e jamais será possível sequer imaginar a grandiosidade e a natureza de qualquer das qualidades da natureza divina.

  1. Charnock : “O poder de Deus é aquela capacidade e força pela qual Ele pode realizar tudo que Lhe agrade, tudo que a Sua sabedoria dirija, tudo que a infinita pureza da Sua vontade resolva… Assim o poder é aquilo que dá vida e movimento a todas as perfeições da natureza divina. Como seriam vãos os conselhos eternos, se o poder não interviesse para executá-los! Sem o poder, a Sua misericórdia seria apenas uma débil piedade, as Suas promessas um som vazio, as Suas ameaças mero espantalho. O poder de Deus é como Ele mesmo: Infinito, eterno, incompreensível; não pode ser refreado, nem restringido, nem frustrado pela criatura”.

Salmo 62,11: “Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus”.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário