Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até março de 2019:
1.066.209
Total de páginas visitadas até março 2019:
2.789.891

Mais Baixados

Natureza de Deus

A ONIPRESENÇA DE DEUS

A onipresença DE DEUS

Por: Helio Clemente

 

DEUS está em todos os lugares DO ESPAÇO E DO TEMPO, PRESENTE COM TODO O SEU SER

A onipresença de Deus significa que ele está presente em todos os lugares do espaço e em todos os momentos do tempo, isso significa que Deus transcende o espaço e o tempo, ele está fora do universo e encontra-se ao mesmo tempo em todos os lugares e tempos com a totalidade do seu ser. Esta qualidade não implica em localização visto que Deus é espírito puro e incorpóreo.

Jeremias 23,24: “Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? — diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? — diz o SENHOR”.

Deus não está presente no universo fazendo parte dele como afirmado pelo panteísmo característico das religiões orientais. Também não está presente no universo apenas com seu poder, de forma impessoal e indiferente à criação como afirmam os deístas.

Deus está presente no universo com todo o seu Ser e sua natureza, e apesar de não fazer parte do universo, relaciona-se com a natureza e com todas as suas criaturas de modo pessoal e diferenciado com cada uma delas: Com os eleitos de uma forma, com os réprobos de outra; com os animais de uma forma, com os homens de outra; com os anjos caídos de uma forma, com os anjos eleitos de outra; com a natureza inorgânica de uma forma e com a natureza orgânica de outra.

Ao mesmo tempo em que Deus é transcendente, Ele também é imanente, ou seja, a comunicação pessoal com Ele é possível, Deus decidiu se revelar e se envolver na vida dos homens através da Palavra, que contém todas as instruções e preceitos para esta comunhão com seus filhos, que foi determinada por Deus na eternidade.

Salmo 139, 7-12: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa”.

A onipresença tem a sua contraparte tanto no espaço quanto no tempo, não existe momento antes ou depois dele.

Salmo 90,2: “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus”.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário