Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até outubro de 2018:
1.035.642
Total de páginas visitadas até outubro 2018:
2.647.499

Mais Baixados

Outros

A REVELAÇÃO GERAL

A REVELAÇÃO GERAL

Por: Helio Clemente

A revelação geral

 

Deus é Espírito, infinito, eterno e imaterial; como é possível conhecer algo a respeito de Deus? O conhecimento de Deus só é possível porque Ele escolheu se revelar ao homem através da Escritura, este conhecimento é revelacional, não é apreendido ou descoberto por sensações, experiências ou raciocínio puro, todo conhecimento de Deus provém de sua Palavra, e sua única fonte é o próprio Deus.

Por outro lado, a mente do homem contém, pela sua natureza, o conhecimento inato de Deus, que se revela através das obras da natureza, isto é um reflexo da imagem de Deus no homem, que, apesar da queda, ainda se mantém.

Este conhecimento inato na consciência homem é chamado de Revelação Geral, que é suficiente para a percepção do Deus único, mas insuficiente para o conhecimento da natureza e do Ser de Deus e também insuficiente para o conhecimento dos preceitos estabelecidos para o relacionamento do homem com Deus.

Salmo 19,1: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”.

Todavia, este conhecimento inato gravado na consciência do homem, apesar de insuficiente para o conhecimento e relacionamento com Deus, possibilita a revelação através da Palavra, pois não há outro animal em toda natureza capaz de apreender este conhecimento de forma alguma.

Romanos 1,19-20: “Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis”.

Esta revelação não provém da observação, sentimentos ou experiência, mas é inscrita de forma inata na mente do homem.

Isto torna todo homem responsável perante Deus, ou seja: Nenhum homem, na verdade, ignora a existência de Deus, mas rejeita voluntária e deliberadamente a revelação divina.

Romanos 2, 15: “Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se”.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário