Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até maio de 2018:
1.017.097
Total de páginas visitadas até maio 2018:
2.599.997

Mais Baixados

Natureza de Deus

A TRINDADE ECONÔMICA

A Trindade econômica

vivendopelapalavra.com

Por: Helio Clemente

 

Tertuliano: “Há em Deus certa distribuição ou economia, uma trindade de pessoas, que nada altera da unidade da essência”.

Desta forma, Deus é revelado como o Pai e o Filho e o Espírito Santo, cada um com atributos pessoais distintos, mas sem divisões de natureza, essência ou ser. Isto não significa que Deus se manifesta em três diferentes maneiras, mas sim que existem três distinções presentes na divindade única.

Calvino – Institutas, Livro I: “Portanto, designo como pessoa uma subsistência na essência de Deus que, enquanto relacionada com as outras, se distingue por uma propriedade Incomunicável”.                                

Estas distinções são eternas, pois do contrário Deus não seria imutável, e consequentemente não seria eterno. Está claramente implícita na Escritura a eternidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

João 1,1-3: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”.

Apocalipse 22,13: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim”.

Hebreus 9,14: “Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!”

2 Coríntios 3,17: “Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”.

Existem na Escritura, os termos gerado, origem e procedência com relação às pessoas da trindade. Isto não significa existência anterior ou posterior, mas são termos de linguagem antropopática, destinados a explicar de forma plausível ao entendimento humano ações divinas de difícil entendimento referentes às características da divindade.

Não existem, entre as pessoas da trindade, diferenças quanto à natureza ou essência, pois os atributos de cada pessoa da trindade são derivados dos atributos de Deus e não poderiam existir sem estes atributos do Deus único. Existem funções diversas, que existem em pleno consenso, e são exercidas por cada uma das pessoas, mas a qualidades de atributos divinos são exatamente iguais para cada uma das pessoas.

Confissão de Fé de Westminster, Capítulo II, Seção III:

Na unidade da Divindade há três pessoas de uma mesma substância, poder e eternidade – Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo”.

– Liguagem antropopática: voltada ao entendimento humano.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 66 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário