Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até agosto de 2018:
1.027.377
Total de páginas visitadas até agosto 2018:
2.623.764

Mais Baixados

Comentários Bíblicos

APOCALIPSE – COMENTÁRIO ESPERANÇA

A presente abertura liga-se estreita e significativamente às introduções dos livros dos profetas do AT. Tanto lá como aqui ocorrem os mesmos elementos: primeiro uma breve palavra como título. No AT é dito, p. ex.: esta é a palavra (a visão ou o oráculo) do Senhor. Seguem-se, em frases secundárias, os dados do surgimento (autor, destinatários, época). No final, é emitida uma saudação de abertura como, p. ex., em Jl 1.2,3; Is 1.2; Mq 1.2. Com esta abertura, João deixa claro de antemão onde ele deseja ser enquadrado, a saber, na série dos profetas bíblicos. Ele reivindica autoridade bíblica imediata para a sua palavra, não apenas em Ap 22.18,19. Tanto mais pensativos nos deixa o fato de que até o nosso século este livro foi descartado por grandes contingentes do cristianismo como menos cristão e extra-bíblico ou questionável de uma forma ou outra, sendo mantido afastado do culto e do estudo exegético (Introdução, qi 54).

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário