APOCALIPSE – SEÇÃO 2 (B. BÍBLICA)
Revisão e diagramação por: Helio Clemente
A visão do céu e dos selos (4.1-7,17)
Capítulos 4-7. Cf João 16.33: “No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
Os capítulos Apocalipse 4-7 constituem a próxima divisão natural do livro. O capítulo 4 descreve aquele que está sentado no trono e a adoração daqueles que o cercam. Na mão direita do Senhor há um livro selado com sete selos (5.1). O Cordeiro toma esse livro e recebe adoração.
Do capítulo 6 aprendemos que o Cordeiro abre os selos um a um. Entre o sexto e o sétimo selo temos a visão dos cento e quarenta e quatro mil que foram selados e da incontável multidão postada ante o trono. Deve-se notar cuidadosamente que essa seção também cobre toda a dispensação, da primeira à segunda vinda de Cristo.
A primeira referência a Cristo retrata-o como tendo sido imolado, e, agora, como governando dos céus (5.5, 6). Próximo do fim dessa seção é apresentado o juízo final. Observe a impressão da segunda vinda sobre os não-crentes:
“E disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono, e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?” (6.16,17).
Agora, observe a bem-aventurança dos crentes:
“Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (7.16, 17).
Esse é um retrato da Igreja triunfante toda, ajuntada de todas as nações e assim, em sua inteireza, postada diante do trono e diante do Cordeiro – um ideal que não será completo até o dia da grande consumação. Temos, assim, perpassado toda a era do evangelho.
comente