Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até julho de 2020:
1.277.431
Total de páginas visitadas até julho de 2020:
3.924.272

Mais baixados

Escatologia

APOCALIPSE – SEÇÕES 5 A 7

APOCALIPSE – SEÇÕES 5 A 7 (B. BÍBLICA)

Revisão  e  diagramação   por: Helio  Clemente

 As sete taças (15.1-16.21)

5. Capítulos 1.5,16:

Cf Romanos 2.5: “Mas, segundo atua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus”. Cf Êxodo 14.15.

A seção cinco do Apocalipse compreende os capítulos 15 e 16, e des­creve as taças de ira. Aqui, também, temos uma referência clara ao juízo final e aos eventos que ocorrerão em conexão com ele. Assim, lemos em 16.20:

“Toda a ilha fugiu e os montes não foram achados”.

6. A queda da Babilônia (17.1-19.21)

Capítulos 17-19. Cf I João 2.17:

“Ora, o mundo passa bem como a sua concupiscência…”

A seguir vem uma descrição vívida da queda da Babilônia e a punição infligida sobre a besta e o falso profeta. Observe a figura de Cristo vindo para julgar (19,11).

“Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro, e julga e peleja com justiça”.

7. A grande consumação (20.1-22.21)

7. Capítulos 20-22. Cf Romanos 8.37:

“Em todas estas coisas, porém, somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou”.

Isso nos leva à seção final, capítulos 20-22, pois Apocalipse 20.1 definitivamente começa uma nova seção e introduz um novo assunto. Esse novo assunto é a condenação do diabo. Uma com­paração, sobretudo, com o capítulo 12 revela o fato de que, ao início do capítulo 20, estamos mais uma vez no limiar da nova dispensação.

Enquanto em 12.9 nos é dito que, em conexão com a ascensão e a coroação de Cristo, o diabo é lançado à terra, aqui em 20.2, 3, lemos que ele é preso por mil anos, sendo depois lançado no abismo. Os mil anos são seguidos por um tempo curto durante o qual Satanás é solto de sua prisão (20.7). Isso, por sua vez, é seguido da descrição da derrota final de Satanás em cone­xão com a vinda de Cristo para julgamento (20.10, llss.). Nessa vinda, o presente universo, passando, deixa lugar para os novos céus e a nova terra, a nova Jerusalém (20,ll).

O livro é uma unidade. Os princípios de conduta humana e de governo moral divino são progressivamente revelados; os candeeiros dão lugar aos selos, os selos às trombetas, etc.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário