Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até julho de 2018:
1.023.480
Total de páginas visitadas até julho 2018:
2.615.642

Mais Baixados

Outros

AS TRÊS FORMAS DE UNIDADE

AS TRÊS FORMAS DE UNIDADE DAS IGREJAS REFORMADAS

vivendopelapalavra.com

Por: Helio Clemente

 

AS IGREJAS REFORMADAS OU CALVINISTAS

A igreja reformada, ou calvinista, foi constituída inicialmente na Alemanha pelas igrejas que adotaram o Catecismo de Heidelberg, mais as igrejas protestantes da Suíssa, França, Holanda, Inglaterra e Escócia, os Batistas Independentes da Inglaterra e América e vários ramos da Igreja Presbiteriana da Inglaterra e América. Os artigos e confissões da Igreja Reformada são os seguintes:

AS TRÊS FORMAS DE UNIDADE  

– O Catecismo de Heidelberg:

Preparado por Zacharias Ursino e Casper Oleviano em 1562. Seu propósito foi o de assegurar harmonia no Palatinato (o estado germânico) e assegurar o fundamento para instrução religiosa nas próximas gerações.

– A confissão Belga:

em 1561, surgiu da perseguição trazida sobre os Reformados na Baixa Escócia por Philip II. Esta perseguição produziu um número de mártires que “excedeu o de qualquer outra Igreja Protestante durante o século dezesseis, e talvez até o de toda a Igreja primitiva sob o Império Romano”. Foi preparada por Guido de Brés com a ajuda de Adrien de Savaria, H. Modetus e G. Wingen. Foi apresentada a Philip II na esperança de ganhar alguma tolerância para a fé Calvinista.

– Os Cânones de Dort:

O Sínodo de Dort foi formado por professores, pastores e presbíteros da Igreja da Holanda, deputados das igrejas da Inglaterra, Escócia, Hesse, Bremen, Palatinado e Suécia, no período de 1618 a 1619. Este sínodo foi uma resposta aos Remonstrantes Arminianos confirmando categoricamente a soberania de Deus e a incapacidade do homem na salvação.

Estas três confissões constituem a chamada: “Três Formas de Unidade”.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário