Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até agosto de 2019:
1.126.243
Total de páginas visitadas até agosto 2019:
3.112.596

Mais Baixados

Bíblias

BÍBLIA DE ESTUDO GENEBRA

PREFÁCIO AO TEXTO BÍBLICO UTILIZADO NA BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA

A Edição Revista e Atualizada (RAI da Bíblia Sagrada, traduzida por João Ferreira de Almeida, foi lançada em 1959 e veio a ter ampla aceitação, tanto no Brasil como em outros países de fala portuguesa. Em 1993, publicou-se a 2a.edição da RA,
após ter sofrido uma revisão mais profunda, que envolveu principalmente
a pontuação, acertos em falhas de revisões passadas, em erros de concordância e em incorreções nas referências bíblicas e a harmonização de subtítulos. Além disso, nessa revisão, foram substituídas palavras que adquiriram sentido inadequado ou pejorativo, e foram acertadas algumas referências a pesos e medidas e, em poucos casos, erros de tradução.
Quanto à forma, nesta Bíblia, os versículos foram agrupados graficamente em parágrafos, cada qual tendo a primeira letra em negrito (Gn 1.3). Na maioria dos casos, os textos poéticos aparecem em forma de poesia, como, por exemplo, no livro dos Salmos. Os títulos que subdividem o texto bíblico,
resumindo em temas o conteúdo de um ou mais parágrafos ou de capítulos inteiros ou até mais, não fazem parte do texto original.
Eles foram acrescentados posteriormente (Gn 1.1; 2.4).
Desde tempos antigos, o Livro dos Salmos tem sido dividido em cinco livros. A presente edição segue essa tradição, colocando no início de cada um dos cinco grupos de salmos os seguintes títulos: LIVRO 1 (SI 1-41); LIVRO li (SI 42-72); LIVRO 111 (SI 73-89); LIVRO IV (SI 90–106); LIVRO V (SI 107-150).
A palavra “Senhor” sempre é escrita “SENHOR”, com letras maiúsculas, quando no texto original hebraico aparece o nome de Deus ‘Javé”(Gn 2.4).
Um dos fatos marcantes na Bíblia é o inter-relacionamento do conteúdo dos livros bíblicos. Isso é evidente, em primeiro lugar, pelas citações de passagens de um livro em outro ou até em mais de um. Além disso, há outras passagens bíblicas relacionadas entre si, seja pela terminologia ou pelo conteúdo semelhantes.
Nesta edição, selecionou-se um grande número de tais referências, que estão colocadas entre o texto bíblico e o bloco de notas de estudo.
Citações diretas de passagens do Antigo Testamento no Novo Testamento são destacadas graficamente, aparecendo em forma indentada (Mt 1.23).
Em alguns casos, oferece-se uma outra opção de tradução, ou até mais de uma, para uma expressão ou termo original.
Nesses casos, a chamada da nota aparece em forma de número
sobrescrito, posicionado junto ao termo ou expressão a que se refere, e a nota correspondente aparece entre o texto bíblico e o bloco de notas de estudo, em meio às referências de passagens paralelas.
Finalmente, algumas passagens do Novo Testamento aparecem entre colchetes. Essas passagens não se encontram no texto grego adotado pela Comissão Revisora, mas haviam sido incluídas por Almeida com base no texto grego disponível na época (Mt 6.13).
Na presente edição de estudo, a 2a. edição da RA vem acompanhada das notas de estudo e dos auxílios da célebre Bíblia de Estudo de Genebra.
A Sociedade Bíblica do Brasil almeja que esta 2a.” edição da Bíblia Sagrada, traduzida por João Ferreira de Almeida, ora publicada nesta Bíblia de Estudo de Genebra, continue a ser um poderoso instrumento de edificação do povo de Deus de fala
portuguesa.
São Paulo, outubro de 1999

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário