Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até julho de 2018:
1.023.480
Total de páginas visitadas até julho 2018:
2.615.642

Mais Baixados

Credos e Confissões

CATECISMOS E CONFISSÕES

O uso de catecismos e confissões reformados

vivendopelapalavra.com

Por: Helio Clemente

Limites: Os credos evangélicos, no que se refere à formulação doutrinária, são relevantes. Depreciá-los é uma negação prática da direção que no passado deu o Espírito Santo à Igreja. Os credos são uma resposta do homem à Palavra de Deus e sumarizam os artigos essenciais da fé cristã, os credos pressupõem a fé, mas não a geram; esta é obra do Espírito Santo através da Palavra.

Os credos e confissões não substituem a Escritura, mas esclarecem e dirigem o conhecimento alicerçado em milhares de anos de desenvolvimento da doutrina.

A questão real entre a Igreja e os impugnadores de credos humanos é questão entre a fé provada do corpo coletivo do povo de Deus e o juízo privado e a sabedoria não auxiliada do contestador individual. Os credos não estabelecem o limite da fé, antes a norteiam.

As Escrituras sempre serão mais ricas que qualquer pronunciamento eclesiástico, por mais bem elaborado e mais fiel que seja. A firmeza e vivacidade da teologia reformada estão justamente em basear fielmente seu sistema em todo o desígnio de Deus, através da sua Palavra.

A idéia de credos e estudos doutrinários desagrada a muitas pessoas, que os imaginam como desnecessários à vida cristã. Nessa perspectiva, a doutrina tem pouco valor; o que importa é a “vida cristã” com ênfase na moralidade, nas sensações e experiências, encerrando a Palavra de Deus em um evangelho puramente ético e social, transformando Cristo em um mero exemplo de vida. Isto não é cristianismo de forma alguma.

 

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário