Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até outubro de 2018:
1.035.642
Total de páginas visitadas até outubro 2018:
2.647.499

Mais Baixados

Comentários Bíblicos

Colossenses e Filemom – Introdução e Comentário

Prefácio do Autor
Tive prazer em fazer bastante uso amplo dos recursos disponíveis na tradução em inglês do comentário do Professor (agora Bispo) Eduard Lohse na série Meyer, que foi publicada na série Hermeneia (Fortress Press, Filadélfia, 1971). Teria sido negligência minha desprezar esta mina de informações e de erudição; e o mesmo digo acerca de Kittel: TheologialDicionary o f the New Testament (Eerdmans, Grand Rapids, 1964-1974) do qual nove volumes estão disponíveis, graças à obra de tradução do meu colega Geoffrey W. Bromiley. Estas duas fontes informativas, no entanto, exigem um conhecimento razoável de grego, e é a minha esperança que este comentário possa desempenhar um papel em transmitir os frutos destes livros maiores para um público maior do que aquele que tem acesso a Lohse e Kittel.
Estas duas cartas paulinas exercem um fascínio em nada diminuído pelo longo espaço de tempo que nos separa, em nosso mundo moderno, da era dos dias de Paulo, com seus conceitos estranhos sobre a cosmologia, a demonologia e a prática religiosa ascética, de um lado, e da instituição opressiva da escravidão e do autoritarismo, do outro lado. Muita coisa daquilo que o apóstolo escreveu era culturalmente condicionada e inevitavelmente expressada nas formas de pensamento e na linguagem idiomática dos seus dias. Depois de levar este fato em devida consideração, no entanto, e depois de reconhecer sua necessidade de dirigir-se a um conjunto de problemas pastorais nas igrejas do vale do Lico na Ásia Menor, ainda pode ser declarado que estas duas epístolas breves não somente nos dão discernimento da mente ágil de Paulo e ilustram sua sensibilidade pastoral, mas têm algo para dizer à nossa cultura e aos nossos problemas.
Estou agradecido pela ajuda eficiente da Sra. Jane Beattie, que datilografou o manuscrito e melhorou o texto do comentário por meio das suas perguntas e observações como estudante.
R. P. M.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário