Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até novembro de 2018:
1.040.321
Total de páginas visitadas até novembro 2018:
2.664.026

Mais Baixados

Comentários Bíblicos

COMENTÁRIO DE MATTHEW HENRY AO EVANGELHO DE MATEUS

COMENTÁRIO DE MATTHEW HENRY AO EVANGELHO DE MATEUS

vivendopelapalavra.com

Revisão e complementos por: Helio Clemente

Comentário de Mathew Henry ao evangelho de Mateus: “Vivemos uma era em que o cristianismo e o Novo Testamento são mais violenta e audaciosamente atacados por alguns de dentro de suas próprias entranhas do que por aqueles que estão às suas margens. Nunca Moisés e seus escritos foram tão censurados e ridicularizados por qualquer judeu, ou Maomé e seu Alcorão por qualquer muçulmano como Cristo e seu Evangelho têm sido atacados por homens que são batizados e chamados de cristãos; e isto, não sob o aspecto de qualquer outra revelação divina, mas em desprezo e provocação a toda revelação divina; e não por meio de algum embate que eles travem com algo que choque a sua fé, e que através de sua própria fraqueza, não consigam superar. Eles não desejam ser instruídos e ajudados no entendimento e na sua reconciliação com a verdade que receberam, mas fazem uma oposição resoluta como se olhassem para a revelação divina como seu inimigo, tendo resolvido por todos os meios possíveis ser a ruína dele embora não possam dizer que mal ela tenha feito ao mundo ou a eles”.

Este comentário de Mathew Henry foi escrito há mais de duzentos anos, de lá até aqui, a situação somente tem piorado, ele se refere ao irracionalismo na igreja. E hoje, o que temos? O mesmo irracionalismo, dotado de ferramentas poderosas, agindo incessantemente e progredindo em detrimento da sã doutrina, o resultado disto é visto na teologia da prosperidade, na batalha espiritual, na igreja com propósitos, nos pequenos grupos e outros meios, pelos quais o evangelho vem sendo transformado através de técnicas mundanas e doutrinas estranhas e diversas, que nada tem a ver com a Palavra.

Em meio a tudo isto, o conhecimento a respeito da Escritura, torna-se crucial para a preservação do cristianismo ante tantos inimigos que surgem dentro da própria igreja cristã.

1 João 2,19: “Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos”.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário