Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até setembro de 2018:
1.031.328
Total de páginas visitadas até setembro 2018:
2.632.612

Mais Baixados

Apocalipse

COMENTÁRIO EXEGÉTICO DO APOCALIPSE – Grant R. Osborne

Prefácio do autor

O propósito deste comentário não é apenas dar ao leitor informações exegéticas e histórico-contextuais sobre o texto, mas ajudá-lo a localizar os fios teológicos que fazem a costura do livro como um todo. Portanto, há uma boa quantidade de dados intertextuais e, no caso das palavras essenciais, ofereço ao leitor um panorama do termo e de termos afins ao longo de todo o livro de Apocalipse, junto com comentários teológicos sobre o tema no livro.
Além disso, pretendo que esse recurso seja útil aos estudantes que desejam saber onde se encontram as divergências em torno de questões importantes entre os acadêmicos. Assim, costumo apresentar listas consideravelmente extensas de estudiosos segundo as várias opções em determinado debate exegético. Nessas horas, não cito a data e o número da página em que se encontram tais opiniões, a menos que haja somente um expoente de determinada visão ou no caso de um artigo em que o número da página seja necessário (daí sigo o formato padrão de autor e data). Há duas razões para isso: (l) é fácil encontrar a(s) página(s) em que certa opinião é defendida nos comentários, pois basta procurar a discussão no versículo correspondente; (2) seria desnecessariamente longo e maçante incluir todos os locais, datas e números de páginas numa lista de (eventualmente) dez ou doze nomes. Isso que congestiona a página e desanima o leitor.
Tenho tanta gente a quem agradecer, que fica difícil saber por onde começar.
Primeiro, quero agradecer à Trinity Evangelical Divinity School por me conceder um ano sabático para este projeto. Também agradeço a bondade e as críticas cuidadosas dos editores da Baker, principalmente Wells Turner e Moisés Silva.
Sou muito grato a meus assistentes, que trabalharam arduamente e me ajudaram com pesquisas, compilação de listas e consulta de materiais: Sung-Min Park, Ben Kim, Dana Harris, Love Sechrest, Christine Poston e Bill Myatt. E impossível calcular o número de horas de trabalho que essas pessoas me pouparam. Por fim, desejo agradecer a assistência administrativa de Judy Tetour, Heidi Harder, Susanne Henry e Arlene Maas.
Grant R. Osborne
Prefácio d

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário