Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até outubro de 2018:
1.035.642
Total de páginas visitadas até outubro 2018:
2.647.499

Mais Baixados

Comentários Bíblicos

Comentário Matthew Henry Volume 5 – Evangelhos


A Casa Publicadora das Assembléias de Deus vem a público consagrar ao Senhor Jesus e dedicar aos estudiosos da Bíblia a edição completa do Comentário Bíblico de Mathew Henry. Sem dúvida, um dos maiores clássicos das letras evangélicas.
Inicialmente, lançamos uma edição compacta da referida obra, que logo se esgotou. Tendo em vista o interesse de nossos leitores, vimo-nos constrangidos a editar a obra completa; primeiro, os volumes referentes ao Novo Testamento; em seguida, os referentes ao Antigo.
Como levar adiante uma obra tão vultosa? A tradução de Mathew Henry representou um de nossos maiores desafios, não somente pela copiosidade do texto como também pela linguagem utilizada pelo autor – um inglês classicamente shakespeareano. Até mesmo um inglês ver-se-ia em dificuldades para ler uma linguagem que, posto que bela, já não é utilizada. Nossa equipe, contudo, porfiou por apresentar uma linguagem clara e facilmente assimilável para os falantes do português, sendo sempre fiel ao pensamento e ao estilo do autor. Afinal, como ressaltava Buffon, o estilo é o homem; se não preservarmos o estilo do autor, como este será admirado por seus leitores.
Em seu monumental comentário das Sagradas Escrituras, mostra o irmão Henry uma erudição singular; aprofundando-se no texto bíblico, logra trazer à tona os m ais preciosos tesouros dos profetas e apóstolos d e Nosso Senhor.
Longe dele, porém, a erudição pela erudição; nele, a erudição revela-se na piedade de uma vida integralmente santificada ao serviço do Mestre.
Matthew Henry nasceu na Inglaterra, em 18 de outubro de 1662. Sendo seu pai um ministro do evangelho, inferese haja Matthew entrado em contato com as Sagradas Escrituras ainda bastante tenro. Não precisamos discorre r acerca da austeridade do lar em que ele foi educado, nem sobre as regras que os meninos britânicos eram constrangidos a observar. Isso, porém, não o traumatizou; induziu-o a uma vida de disciplina, correção e zelo.
Já separado p ara o ministério pastoral, o irmão Henry jamais descurou de suas obrigações. Insuspeitos depoimentos descrevem-no como um obreiro zeloso, santo, irrepreensível. E lembrado pelos contemporâneos como um pastor extremamente afetuoso.
Em 1704, põe-se a escrever o seu comentário das Sagradas Escrituras. Nesta tarefa, consagra os últimos dez anos de sua vida. Ainda não vira a sua obra publicada quando, em 1714, aprouve a Deus recolher o seu servo às mansões celestes.
Desde então, Matthew Henry tornou-se uma referência obrigatória no campo do comentário bíblico. Muitos são os eruditos que se debruçam sobre o exaustivo trabalho de Matthew Henry. E sta obra, porém, não se destina apenas ao especialista nas Sagradas Escrituras. Matthew Henry destina-se a todo o povo de Deus.
Nossa sincera oração é que Deus faça surgir, através desta obra, um compromisso maior com a sua Palavra.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário