Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até outubro de 2018:
1.035.642
Total de páginas visitadas até outubro 2018:
2.647.499

Mais Baixados

Comentários Bíblicos

Daniel – Introdução e comentário

PREFÁCIO DA AUTORA

Escrever um comentário sobre o livro de Daniel nos dias de hoje é como estar bem dentro da crista de uma enorme onda. Há um movimento constante; artigos eruditos aparecem em torrentes, e um pensar radical está colocando em questão os de há muito estabelecidos mapas pelos quais estudiosos do passado têm orientado o seu curso. Há confusão, um sentimento de estar “em alto mar”, estar “boiando” , não sabendo ao certo em que direção se está sendo levado, um sentimento de não ter o suficiente conhecimento especializado para ser capaz de avaliar adequadamente as próprias posições. Não obstante, é uma situação excitante para quem está dentro dela, se tão somente a gente conseguir se manter à tona, Demasiadas vezes, eu temo, tenho submergido sob uma massa de idéias, precisando chegar novamente à superfície e começar tudo de novo.
Minha dependência de vários livros e comentários eruditos será evidente a todos. Tenho tentado prestar um reconhecimento, em notas de roda-pé, das fontes de idéias e informações sempre que estivesse cônscia delas, mas podem ter havido dívidas inconscientes âs quais não pude dar o devido apreço. Minha gratidão se deve particularmente ao Sr. A. R. Millard, Preletor Sênior Rankin em Hebraico e Línguas Seiníticas Antigas na Universidade de Liverpool, e ao Dr. L. C. Allen, Preletor em Língua e Exegese do Antigo Testamento no London Bible College, que leram o manuscrito e o incrementaram com o seu conhecimento. Sou extremamente grata pelas suas sugestões, a maior parte das quais foi incorporada ao texto. Quero também agradecer ao Professor D. J. Wiseman. editor da série Fyndaie Old Testament Commentaries, por me convidar a contribuir para ela com mais um volume, e por colocar â minha disposição a sua sabedoria e conhecimento especializado.
Estou cônscia de que este livro está saindo antes de estar pronto, mas em algum ponto a gente tem que parar, ou, para voltar à metáfora do mar, a gente tem que queimar o bote e encarar o que está pela frente.
Se os cristãos forem encorajados a estudarem de novo o livro de Daniel, de modo que juntos cheguemos mais perto de sentir-lhe o pulso, então todos os meus esforços terffo valido a pena.
Setembro de 1977
Joyce Baldwin

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário