Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até setembro de 2018:
1.031.328
Total de páginas visitadas até setembro 2018:
2.632.612

Mais Baixados

Teológicos

DE TRINITATE – LIVROS IX A XIII – AGOSTINHO

DE TRINITATE DE SANTO AGOSTINHO
Lúcio Ricardo Magalhães 1
RESUMO
A doutrina da Trindade é uma das mais importantes da fé cristã. “Podemos definir a doutrina da Trindade do seguinte modo: Deus existe eternamente como três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – e cada pessoa é plenamente Deus, e existe só um Deus ”. 2
Ao longo da história da Igreja Cristã, muitos homens piedosos defenderam a doutrina trinitária, dentre eles encontra-se Agostinho, bispo de Hipona. O presente artigo pretende oferecer uma análise do Tratado “De Trinitate” de Agostinho. Obra cujo impacto se fez sentir através dos séculos, influenciando tanto a teologia católica como a teologia reformada.
1 O autor é ministro presbiteriano, trabalha na capelania Colégio Presbiteriano Agnes Erskine e pastor coopera-
dor na Igreja Presbiteriana da Boa Vista.
2 GRUDEM, Wayne A. Teologia Sistemática .1 ed. São Paulo. Vida Nova. p. 165
3 KELLY, J.N.D. Doutrinas centrais da fé cristã: Origem e desenvolvimento. Editora Vida Nova. São Paulo. 1993, p.205;

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário