Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até novembro de 2018:
1.040.321
Total de páginas visitadas até novembro 2018:
2.664.026

Mais Baixados

Cristologia

DOIS POVOS – O PEQUENINO REBANHO

DOIS POVOS – O PEQUENINO REBANHO (Calvino)
DOIS POVOS – O PEQUENINO REBANHO (Calvino)

DOIS POVOS – O PEQUENINO REBANHO (Calvino)

vivendopelapalavra.com

 

Transcrição e comentários: Helio Clemente

Lucas 12,32: “Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino”.

Jesus é muito claro neste verso de Lucas quando diz que o Pai se agradou em dar o reino ao seu povo eleito: O pequenino rebanho. Vejamos abaixo o que diz Calvino a este respeito.

Calvino – Institutas, Livro III

O Senhor afirma de forma muito clara que ele não tem razão alguma de usar de benevolência para com os homens com base neles; ao contrário, ele o faz unicamente com base em sua misericórdia.

Romanos 9,16-17: “Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra”.

Por isso a salvação dos seus é obra sua. Quando Deus estatui tua salvação baseado unicamente nele mesmo, por que haverás de olhar para ti mesmo? Quando o Senhor te prescreve sua mera misericórdia, por que haverás de recorrer a teus próprios méritos? Quando Deus concentra tua cogitação em sua compaixão, por que haverás de deter-te em contemplação de tuas obras à parte dele?

Portanto, é necessário volver àquele reduzido número o qual Paulo em outro lugar escreve ter sido por Deus conhecido de antemão:

Romanos 11,2: “Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida. Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal”.

Tal conhecimento não é como esses imaginam, que ele prevê todas as coisas permanecendo ocioso e sem preocupar-se com nada, mas no sentido em que esta expressão é muitas tomada na Escritura. Ora, na verdade, quando em Lucas Pedro diz que Cristo fora entregue à morte pelo determinado conselho e presciência de Deus não está insinuando um Deus meramente espectador, ao contrário, o Autor de nossa salvação.

Atos 2,23-24: “Sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos; ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela”.

Assim também o mesmo Pedro, dizendo que os fiéis, a quem escreve, foram eleitos segundo a presciência de Deus, exprime precisamente essa predestinação secreta pela qual Deus selou para si como filhos aqueles aos quais assim quis. E a palavra propósito, a qual associa à guisa de sinônimo, uma vez que, exprimindo por toda parte, em linguagem comum, como determinação fixa, não ensina que Deus sai de si mesmo em busca incerta de nossa salvação.

Neste sentido ele diz, no mesmo capítulo, que Cristo foi o Cordeiro conhecido antes da criação do mundo:

1 Pedro 1,19-20: “Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós”.

Pois o que há de mais absurdo ou mais fútil que haver Deus se posicionado no alto a contemplar para ver de onde salvação haveria de vir ao gênero humano? Portanto, para Paulo, o povo conhecido de antemão equivale a diminuta porção dele misturada à grande massa, a qual arvora falsamente o nome de Deus. Também em outro lugar, para reprimir a jactância daqueles que, apenas cobertos de máscara, diante do mundo arrogam para si as primeiras posições entre os piedosos, Paulo diz que Deus conhece os que são seus.

2 Timóteo 2,19: “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor”.

Enfim, com esse termo, Paulo nos aponta dois povos: um, composto de toda a descendência de Abraão (a igreja); o outro, à parte deste e que, recôndito sob os olhos de Deus, jaz oculto à vista dos
homens (o pequenino rebanho). Não há dúvida de que ele tomou isto de Moisés, o qual afirma que Deus é misericordioso para com aqueles a quem assim quis proceder.

Êxodo 33,19: “Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer”.

Porquanto a referência foi acerca do povo eleito, cuja condição era igual na aparência. Exatamente como se estivesse dizendo que não obstante ser a adoção comum e geral, contudo, ele reservara para si uma graça à parte, como um tesouro singular, para aqueles a quem tivesse por bem
comunicá-la.

E Deus, querendo mostrar, como Senhor absoluto, que livremente poderia conceder isto, terminantemente nega que haja de ser misericordioso para com um mais que para com outro, senão porque assim lhe foi do agrado.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário