Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até agosto de 2018:
1.027.377
Total de páginas visitadas até agosto 2018:
2.623.764

Mais Baixados

Livros do Hélio

ECLESIOLOGIA – HELIO

No Velho Testamento são usadas duas palavras para designar a igreja: “qahal” e “edhah”. O uso geral dessas palavras é o seguinte: “qahahl” significa a reunião do povo em um local previamente combinado e “edhah” indica a reunião dos representantes do povo, ou a organização social dos chefes que representavam o povo de Israel, podendo estar reunidos ou não.

Na Septuaginta, também, de forma geral, a palavra “qahal” é traduzida por “ekklesia” e “edaha” por “sunagoge”. Essas palavras usadas na Septuaginta foram adotadas no Novo Testamento, onde “ekklesia” passou a significar a reunião dos crentes e “sunagoge” exclusivamente a igreja dos judeus, tanto a reunião dos representantes ou do povo, mas também o local onde se realizavam essas reuniões.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário