EFÉSIOS 2,11 – VINCENT CHEUNG
vivendopelapalavra.com
Revisão e versos bíblicos acrescentados por: Helio Clemente
Efésios 2,11: “Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas”.
Cheung:
Com um enfático “portanto”, Paulo liga o que ele irá dizer com aquilo que já havia escrito. Em outras palavras, o que ele irá dizer sobre os cristãos gentios como sendo feitos um com os cristãos judeus, como o povo de Deus em Cristo, é verdade sobre as bases do que ele já disse até agora sobre as doutrinas da predestinação e regeneração.
Antes da vinda de Cristo, aqueles que eram gentios de nascimento eram chamados de “incircuncisão” pelos judeus, que denominavam a si mesmos de “circuncisão”. Circuncisão era o sinal externo de uma relação pactual com Deus, de modo que o ritual traçava uma rígida distinção entre os descendentes físicos de Abraão e aqueles que eram “estrangeiros quanto às alianças da promessa”.
Contudo, isto não significava que todos os judeus eram salvos, ou que nenhum dos gentios era salvo. Paulo se refere à circuncisão “feita na carne por mãos humanas” deixando claro que não se referia necessariamente a uma distinção voltada para o interior entre os judeus e os gentios, mas simplesmente notando que os judeus haviam tido a vantagem do sinal da aliança externa.
Porém, para uma distinção visando o interior, a passagem anterior esclarece que ambos, tanto judeus quanto gentios, eram “por natureza objetos de ira” e não havia nenhuma diferença entre eles. Começando em Deuteronômio, a Escritura menciona uma circuncisão de coração como oposta a uma feita meramente na carne.
Deuteronômio 30,6: “O SENHOR, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o SENHOR, teu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas”.
Em oposição à religião meramente externa que é sem amor sincero e verdadeira santidade, Jeremias fala que do mesmo modo como o povo de nações estrangeiras era incircunciso, o povo de Israel não era melhor, pois eles eram “incircuncisos de coração”.
Jeremias 9,25-26: “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que castigarei a todos os circuncidados juntamente com os incircuncisos: ao Egito, e a Judá, e a Edom, e aos filhos de Amom, e a Moabe, e a todos os que cortam os cabelos nas têmporas e habitam no deserto; porque todas as nações são incircuncisas, e toda a casa de Israel é incircuncisa de coração”.
Conforme Paulo afirma em sua carta aos Romanos: “Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física. Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela Lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus” (2:28-29).
Romanos 2,28-29: “Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus”.
O único tipo de circuncisão que realmente faz alguma diferença espiritual é a interior, por meio da qual o próprio Deus opera no coração do homem amputando a podridão interior e removendo sua corrupção espiritual.
comente