Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até setembro de 2018:
1.031.328
Total de páginas visitadas até setembro 2018:
2.632.612

Mais Baixados

Comentários Bíblicos

EFÉSIOS 2,11 – CHEUNG

EFÉSIOS 2,11 – VINCENT CHEUNG

vivendopelapalavra.com

Revisão e versos bíblicos acrescentados por: Helio Clemente

Efésios 2,11: “Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas”.

Cheung:

Com um enfático “portanto”, Paulo liga o que ele irá dizer com aquilo que já havia escrito. Em outras palavras, o que ele irá dizer sobre os cristãos gentios como sendo feitos um com os cristãos judeus, como o povo de Deus em Cristo, é verdade sobre as bases do que ele já disse até agora sobre as doutrinas da predestinação e regeneração.

Antes da vinda de Cristo, aqueles que eram gentios de nascimento eram chamados de “incircuncisão” pelos judeus, que denominavam a si mesmos de “circuncisão”. Circuncisão era o sinal externo de uma relação pactual com Deus, de modo que o ritual traçava uma rígida distinção entre os descendentes físicos de Abraão e aqueles que eram “estrangeiros quanto às alianças da promessa”.

Contudo, isto não significava que todos os judeus eram salvos, ou que nenhum dos gentios era salvo. Paulo se refere à circuncisão “feita na carne por mãos humanas” deixando claro que não se referia necessariamente a uma distinção voltada para o interior entre os judeus e os gentios, mas simplesmente notando que os judeus haviam tido a vantagem do sinal da aliança externa.

Porém, para uma distinção visando o interior, a passagem anterior esclarece que ambos, tanto judeus quanto gentios, eram “por natureza objetos de ira” e não havia nenhuma diferença entre eles. Começando em Deuteronômio, a Escritura menciona uma circuncisão de coração como oposta a uma feita meramente na carne.

Deuteronômio 30,6: “O SENHOR, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o SENHOR, teu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas”.

Em oposição à religião meramente externa que é sem amor sincero e verdadeira santidade, Jeremias fala que do mesmo modo como o povo de nações estrangeiras era incircunciso, o povo de Israel não era melhor, pois eles eram “incircuncisos de coração”.

Jeremias 9,25-26: “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que castigarei a todos os circuncidados juntamente com os incircuncisos: ao Egito, e a Judá, e a Edom, e aos filhos de Amom, e a Moabe, e a todos os que cortam os cabelos nas têmporas e habitam no deserto; porque todas as nações são incircuncisas, e toda a casa de Israel é incircuncisa de coração”.

Conforme Paulo afirma em sua carta aos Romanos: “Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física. Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela Lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus” (2:28-29).

Romanos 2,28-29: “Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus”.

O único tipo de circuncisão que realmente faz alguma diferença espiritual é a interior, por meio da qual o próprio Deus opera no coração do homem amputando a podridão interior e removendo sua corrupção espiritual.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário