Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até novembro de 2018:
1.040.321
Total de páginas visitadas até novembro 2018:
2.664.026

Mais Baixados

Filosofia

ESPINOSA – Pensadores

A família de Espinosa é originária da cidade castelhana de Espinoza de los Monteros. Em 1492, seus membros emigraram para Portugal; seis anos depois, foram obrigados a converter-se ao cristianismo. Tornaram-se marranos ou cristãos-novos, isto é, judeus convertidos. Embora aceitassem a nova fé, os marranos permaneceram vinculados à tradição judaica. O pai de Espinosa, Miguel, nasceu nas cercanias de Beja. Daí, emigrou com a família para a cidade francesa de Nantes e depois para Amsterdam, numa das inúmeras levas de marranos que procuraram a Holanda por causa do declínio da Espanha. O império espanhol enfraquecia -se porque sua economia, baseada no privilégio e no monopólio, não era capaz de competir com o livre comércio, do qual a Holanda era pioneira.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário