Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até agosto de 2018:
1.027.377
Total de páginas visitadas até agosto 2018:
2.623.764

Mais Baixados

Antropologia

FACULDADES DA ALMA

FACULDADES DA ALMA

 

ESTÁGIO PRIMÁRIO:

OBSERVAÇÃO > REALIZAÇÃO

SENSÍVEL:

OBSERVAÇÃO > IMAGINAÇÃO > VOLIÇÃO > REALIZAÇÃO

RACIONAL:

OBSERVAÇÃO > IMAGINAÇÃO > RAZÃO

RAZÃO > VOLIÇÃO > REALIZAÇÃO

REGENERADA:

OBSERVAÇÃO > IMAGINAÇÃO > RAZÃO > ENTENDIMENTO

ENTENDIMENTO > RAZÃO > VOLIÇÃO > REALIZAÇÃO

GLORIFICADA:

OBSERVAÇÃO > ENTENDIMENTO > RETIDÃO

RETIDÃO > ENTENDIMENTO > REALIZAÇÃO

A Alma em seu estado primário: Fetos, crianças em tenra idade e incapazes, apesar de possuírem uma alma imortal à semelhança de Deus não conseguem ultrapassar este estágio, todos os que morrem nesta condição carregam, porém, o peso do pecado original e somente serão salvos pela graça especial de Deus em Cristo à parte do ministério da Palavra, pois Deus está nos céus e faz tudo como lhe apraz.

Isaías 46,9-10: “Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade”.

Observação: Lembremo-nos do caso de João Batista que recebeu o dom do Espírito ainda no ventre materno sem jamais ter recebido a pregação da Palavra.

Lucas 1,41: “Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo”.

A Alma Sensível/Racional: As pessoas que não são cristãs conseguem chegar ao máximo até ao nível da razão, podem ser grandes cientistas, médicos, artistas e religiosos de renome, pessoas aclamadas pelo mundo e pelos seus semelhantes, mas nada conseguem para sua própria justificação, pois apesar de receberem o conhecimento e capacidade da única fonte existente, que é Cristo, não foram escolhidos para a salvação.

Colossenses 2,3: “(Cristo); em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos”.

Calvino: “Quanto às virtudes que nos enganam com sua vã aparência, sem dúvida que terão seu louvor no foro social e na estima comum dos homens; mas, de nenhuma valia serão para granjear a justiça ante o tribunal celeste”.

A Alma com Entendimento: Somente os eleitos de Deus em Cristo, após a justificação, conseguem chegar ao nível do entendimento, pois o entendimento é obra do Espírito que passa a habitar com o cristão regenerado pela graça divina.

1 Coríntios 6,19-20: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”.

Não podemos nos esquecer que: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”.

A Alma Glorificada: Nenhum homem consegue nesta vida a santidade perfeita, que é a retidão diante de Deus, somente após a morte a alma dos eleitos é glorificada, para que neste estado possa penetrar nos céus, onde nada impuro ou contaminado pode ter acesso.

Neste estado a observação gera instantaneamente o entendimento (não onisciência), sempre acompanhado da devida retidão perante Deus.

1 Coríntios 13,12: “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido”.

A fonte única de todo o conhecimento: Não devemos por isto, pensar que somente a alma (ou mente) dos cristãos é iluminada pela luz de Cristo, toda a fonte do conhecimento de homens e anjos, sejam eles ímpios, mundanos, caídos ou regenerados, religiosos ou não, provém exclusivamente de Cristo que as distribui através do Espírito conforme lhe aprouve nos tempos eternos, acontecendo no tempo através das obras da providência realizadas pelo Espírito.

1 Coríntios 12,11: “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente”.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário