Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até setembro de 2019:
1.142.054
Total de páginas visitadas até setembro 2019:
3.190.104

Mais Baixados

Comentários Bíblicos

Hebreus – Introdução e Comentário

PREFÁCIO DA EDIÇÃO EM PORTUGUÊS
Todo estudioso da Bíblia sente a falta de bons e profundos comentários
em português. A quase totalidade das obras que existem entre nós peca pela superficialidade, tentando tratar o texto bíblico em poucas linhas. A Série Cultura Bíblica vem remediar esta lamentável situação sem
que peque do outro lado por usar de linguagem técnica e de demasiada
atenção a detalhes.
Os Comentários que fazem parte desta coleção Cultura Bíblica são ao
mesmo tempo compreensíveis e singelos. De leitura agradável, seu conteúdo é de fácil assimilação. As referências a outros comentaristas e as notas de rodapé são reduzidas ao mínimo. Mas nem por isso são superficiais.
Reunem o melhor da perícia evangélica (ortodoxa) atual. O texto é denso
de observações esclarecedoras.
Trata-se de obra cuja característica principal é a de ser mais exegética
que homilética. Mesmo assim, as observações não são de teor acadêmico.
E muito menos são debates infindáveis sobre minúcias do texto. Sso de
grande utilidade na compreensão exata do texto e proporcionam assim o
preparo do caminho para a pregação. Cada Comentário consta de duas partes: uma introdução que situa o livro bíblico no espaço e no tempo e um
estudo profundo do texto a partir dos grandes temas do próprio livro. A
primeira trata as questões críticas quanto ao livro e ao texto. Examina as
questões de destinatários, data e lugar de composição, autoria, bem como
ocasião e propósito. A segunda analisa o texto do livro seção pór seção.
Atenção especial é dada às palavras-chave e a partir delas procura compreender e interpretar o próprio texto. Há bastante “carne” para mastigar nestes comentários.
Esta série sobre o N.T. deverá constar de 20 livros de perto de 200
páginas cada. Os editores, Edições Vida Nova e Mundo Cristão têm programado a publicação de, pelo menos, dois livros por ano. Com preços moderados para cada exemplar, o leitor, ao completar a coleção terá um excelente e profundo comentário sobre todo o N.T. Pretendemos assim, ajudar os leitores de língua portuguesa a compreender o que o texto neo-testamentário, de fato, diz e o que significa. Se conseguirmos alcançar este propósito seremos gratos a Deus e ficaremos contentes porque este trabalho não terá sido em vão.
Richard J. Sturz

PREFÁCIO DO AUTOR
Há alguns livros no Novo Testamento que têm um certo fascínio,
não por terem uma atração instantânea, mas, sim, porque são mais difíceis
do que o normal. Para mim, a Epístola aos Hebreus se enquadra nesta categoria.
Isto, por si só, poderia ter fornecido uma razão apropriada para
não escrever um comentário sobre ela. Suas dificuldades, no entanto, oferecem um desafio que não pode ser levianamente deixado de lado. Se meu primeiro alvo tem sido esclarecer meu próprio entendimento, isto deve servir de encorajamento para o leitor. Estou, na realidade, convidando você a me acompanhar na exploração de um livro que contém muitos tesouros de sabedoria espiritual e de entendimento teológico.
Minha esperança é que esta busca leve a tanto enriquecimento espiritual
para o leitor quanto tem levado para o escritor. Não se promete
com isto que todos os problemas foram resolvidos, nem que este comentário pode alegar ter feito explorações originais. Escrever um comentário é um pouco semelhante a um testemunho pessoal. Embora tenha profundas dívidas de gratidão para com tantos outros que me antecederam na tarefa, minha própria contribuição pode alegar singularidade somente pela razão de ser o resultado de um encontro entre o texto e minha própria experiência de estudo do Novo Testamento e da vida cristã.
DONALD GUTHRIE

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário