Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até abril de 2018:
1.014.252
Total de páginas visitadas até abril 2018:
2.591.717

Mais Baixados

Filosofia

HISTÓRIA DA FILOSOFIA 3 – DO HUMANISMO A DESCARTES – REALE-ANTISERI

O termo “Humanismo” foi usado pela primeira vez no inicio do 800 para indicar a área cultural coberta pelos estudos clássicos e pelo espírito que lhe é próprio, em contraposição ao âmbito das disciplinas científicas. A palavra humanista, porem, já era empregada pela metade do 400, e deriva de humanitas, que em Cícero e Gélio significa educação e formação espiritual do homem, na qual têm papel essencial as disciplinas literárias (poesia, retórica, historia, filosofia).
Ora, a partir sobretudo da metade do 300, e depois de mod0 sempre crescente nos dois séculos sucessivos, desenvolveu-se na Itália justamente uma tendência a atribuir valor muito grande aos estudos das litterae humanae e a considerar a antiguidade classica, grega e latina, como um paradigma e um ponto de referencia para as atividades espirituais e a cultura em geral. “Humanismo”, portanto, significa em geral esta tendência que, surgida essencialmente no seio da cultura italiana, pelo fim do 400 se difundiu em muitos outros países europeus.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 66 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário