Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até abril de 2018:
1.014.252
Total de páginas visitadas até abril 2018:
2.591.717

Mais Baixados

Filosofia

HISTÓRIA DA FILOSOFIA 4 – SPINOZA A KANT – REALE-ANTISERI

O cartesianismo teve sucesso notável sobretudo na Holanda e na França. Excetuando as reações e oposições, houve um grupo de pensadores que aprofundou seus aspectos metafísicos e gnosiológicos, radicalizando em particular o dualismo existente entre pensamento e extensão, e propondo o recurso a Deus como única solução do problema da reciproca relação das  duas substâncias: a vontade e o pensamento humano não agem  diretamente sobre os corpos, mas do ocasi6es a fim de que Deus intervenha para produzir as respectivas ideias.
Essa teoria, denominada “Ocasionalismo”, foi preparada por L. de la Forge, G. de Cordemoy (ca*. 1620-1684), J. Clauberg (1 622-1 665), mas foi formulada por A. Geulincx (1 624-1 669) e teve a mais acurada elaboração sobretudo graças a Malebranche (1638-1715), que soube imp6-la a atenção de todos.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 66 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário