Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até setembro de 2019:
1.142.054
Total de páginas visitadas até setembro 2019:
3.190.104

Mais Baixados

Comentários Bíblicos

I e II-Samuel- Introdução e Comentário – Joyce-G-Baldwin

PREFÁCIO DA AUTORA
Em certo sentido, todo aquele que escreve um comentário sobre qualquer livro da Bíblia aproveita-se do conhecimento de comentaristas anteriores. Os livros de Samuel têm sido particularmente bem servidos nas últimas duas ou três décadas não somente por comentários, mas também por pesquisas acadêmicas sobre questões técnicas e particularidades (algumas das quais vieram a lume pela descoberta de manuscritos), bem como sobre técnicas literárias e sobre interpretação teológica. A literatura resultante, em vários idiomas, forma uma pequena biblioteca. Uma bibliografia recente apresentou 259 títulos, mas, certamente, ela agora deve estar incompleta devido às contribuições publicadas o tempo todo. Por que, então, outro comentário sobre 1 e 2 Samuel?
Durante muitos anos, estive envolvida no ensino do Antigo Testamento a homens e mulheres que estavam sendo treinados para o ministério cristão em todo o mundo. Esses estudantes assim como os leigos de nossas igrejas raramente têm tempo ou oportunidade para vasculhar literatura técnica e podem ser incisivos ao questionar a relevância dessa literatura! Meu propósito é “armar o cenário” na introdução, indicando a atual situação dos estudos de Samuel, incluindo no comentário o que me parece mais importante para uma compreensão do texto. O tamanho dos livros previstos para a série impôs um elevado grau de seletividade. Aqueles que precisarem de um comentário mais técnico e detalhado acharão grande ajuda, como aconteceu comigo mesma, nas destacadas obras do Dr. R. P. Gordon. Lamento que o seu comentário ainda não tivesse sido publicado quando eu precisei consultá-lo ao escrever meu comentário sobre 1 Samuel. Muitos outros, a quem sou devedora, serão destacados nas notas de rodapé, mas mesmo assim a lista não estará completa, simplesmente porque, ao longo dos anos, os escritos de outros tomaram-se parte de minha própria maneira de pensar.
Existem várias pessoas a quem desejo expressar meus agradecimentos.
O Dr. Gordon McConville, do Trinity College, em Bristol, na Inglaterra, foi de imensa ajuda com seus comentários e sugestões, além da bibliotecária da mesma escola, Su Brown, que, com toda a disposição e sem medir esforços, obteve exatamente o que eu precisava consultar. O Prof. D. J. Wiseman e outros leitores do manuscrito também deram estímulo e idéias úteis, pelo que desejo expressar minha gratidão. Acima de tudo, sou grata a Deus pelos livros de Samuel, os quais, embora escritos pelo menos dois milênios e meio atrás, continuam a falar e a produzir fé na Rocha de Israel, que, em Cristo, firmou para sempre o reino de Davi.
Joyce Baldwin

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário