Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até outubro de 2018:
1.035.642
Total de páginas visitadas até outubro 2018:
2.647.499

Mais Baixados

Comentários Bíblicos

JOÃO – Introdução e Comentário

PREFÁCIO DO AUTOR
Este comentário do quarto evangelho é destinado principalmente ao leitor dá Bíblia em geral, que está interessado em um estudo sério, e não erudito profissional ou especialista. Questões de crítica textual e literária e outras foram mencionadas com brevidade; o objetivo principal é transmitir o que aprendi pessoalmente sobre a mensagem e o significado do evangelista.
Esta obra tomou sua forma durante um período de aproximadamente trinta anos. Em 1953, comecei a contribuir com artigos trimestrais, sob o titulo “Um Estudo Expositivo do Evangelho de João”, para o The Bible Student de Bangalore, na índia, a convite do editor, Alfred McDonald Redwood. Quando o The Bible Student deixou de ser publicado, em 1960 (dois anos antes da morte do editor), eu tinha exposto os sete primeiros capítulos de João. Durante alguns anos a obra foi deixada de lado. Então, em 1971 e 1972, principalmente devido a um desejo de esclarecer para mim mesmo certos problemas da narrativa da paixão no quarto evangelho (especialmente em relação ao julgamento de Jesus), ou contribuí com dezoito artigos para o The Witness, sob o titulo de “A Narrativa da Paixão  Feita por João” e outros seis, sob o título “A Narrativa da Ressurreição Feita por João”. Mais tarde, em 1977, o editor de The Witness, o falecido Cocíl howloy, sugeriu que ou transcrevesse em suas colunas o estudo expositivo que fora publicado antes no The Bible Student (que foi revisto onde era necessário), continuando até cobrir todo o evangelho. Comecei a fazer lüto (com a boa vontade do editor que o sucedeu, John Polkinghorne) e quando o lho Witnoss foi absorvido pelo The Harvester no início de 1981, a exposição continuou sendo feita mensalmente até completar-se em dezembro de 1982.
Estou agradecido aos meus editores por me darem a oportunidade de preparar a obra para ser publicada em forma de livro.
A maneira casual e desordenada em que a obra foi publicada pela primeira vez significou que largos trechos sobrepostos e muito extensos tiveram de ser adaptados. E seria muito otimismo supor que esta adaptação foi tão eficaz como deveria ter sido. A introdução e as notas foram acrescentadas para a presente forma de publicação.
Estou consciente da grande dívida que tenho com comentaristas anteriores; parte desta dívida é reconhecida expressamente, mas grande parte não, porque muito do que eu li e ouvi sobre o evangelho de João com o passar dos anos foi integrado em meu pensamento e agora não é mais possível identificar suas fontes. Minha dívida consciente principal é com a obra de C. H. Dodd. Também durante a maior parte da minha carreira como professor de Estudos Bfbiicos eu tive a felicidade de ter dois colegas que se especializaram no estudo deste evangelho: o Dr. Aileen Guilding, da Universidade de Sheffield, e o Dr. Stephen Smalley, da Universidade de Manchester; a minha compreensão do evangelho foi aprofundada consideravelmente pela convivência com eles.
F. F. BRUCE

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário