Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até outubro de 2018:
1.035.642
Total de páginas visitadas até outubro 2018:
2.647.499

Mais Baixados

Comentários Bíblicos

MARCOS – introdução e comentário

PREFÁCIO DO AUTOR
Por quase quarenta anos, tive o privilégio de introduzir à alunos o estudo indutivo do Evangelho de Marcos, primeiro no Nordeste do Brasil, e depois em Brasília, capital do país. Eu fui ensinado pela Sagradas Escrituras desde o nascimento. Sou totalmente grato pela influência da pregação expositiva do meu pai, e do exemplo meigo da minha mãe, que amou Deus e outras pessoas acima de si mesma. Em 1944, Lorne Sanny dos Navegadores, conduziu-me ao estudo bíblico pessoal. Meu interesse no Evangelho de Marcos começou onze anos depois sob o ensino estimulante da professora Dra. Rebecca Price que me introduziu ao rico estudo das narrativas bíblicas. Percebi a necessidade do estudo de cada livro como um todo para o aprofundamento de seus significados.
Tenho tido o privilégio de plantar a semente da Palavra de Deus em solo fértil que também tem se reproduzido muitas vezes mais. Em reação às minhas questões de caráter sondador com o objetivo de forçá-los no texto bíblico, meu alunos também ganharam novas idéias por si próprios.
Eles começaram a perguntar ao texto bíblico questões levantadas por suas próprias culturas. As questões freqüentes não podem ser encontradas nos comentários escritos nas tradições da cultura ocidental. Juntos, pensamos nas respostas relevantes às nossas culturas. No processo, eles me ensinaram fatos novos referentes ao significado das Escrituras. Talvez este volume pagará um pouquinho da minha dívida que tenho para com eles.
Quando o Dr. Russell P. Shedd pediu-me para escrever um comentário sobre o Evangelho de Marcos para a Série Cultura Bíblica, aceitei prontamente. As maiorias desses comentários são escritos dentro de uma perspectiva euro-americana. Procurei, no entanto, dedicar atenção àquelas áreas que são de interesse aos homens e mulheres nos países de Terceiro Mundo. Porém, reconheço minha formação cultural norte-americana. Todavia, eu gostaria de encorajar meus leitores a interagir com o texto e fazê-lo pertinente às suas culturas e necessidades pessoais. Espero que minhas limitações venham encorajar os filhos e filhas de outras culturas para escrever em seus próprios contextos. Esta poderá ser uma contribuição distinta tanto no desejo de Marcos (e meu) que o evangelho seja estendido e vivido por pessoas em todas as nações.
O Dr. Estevan Kirschner, o tradutor, encurtou esta versão em português para que fossem observadas as diretrizes estabelecidas pela Série Cultura Bíblica. Eu inclui vários materiais adicionais para pastores, professores, e pessoas leigas, inclusive algumas questões críticas e apêndices em meu comentário em inglês intitulado Mark’s Story of Jesus, Messiah for All Nations.
Agradeço a Deus por sua revelação através de Jesus Cristo, a Palavra viva, e através da Bíblia, a Palavra escrita. Sou grato à missão CBIntemacional e aos batistas brasileiros por darem-me a oportunidade de ensinar as Escrituras no Brasil. Reconheço minha dívida impagável à escritores que com seus livros enriqueceram minha vida e pesquisa. Alguns de seus trabalhos estão tão incorporados em minha forma de pensar, que se torna até difícil de dar-lhes o crédito devido no texto. Sou grato por perdoarem-me em concordância com Marcos 11.25. Dentro das possibilidades, consultei livros escritos em português e espanhol para ajudar os alunos destas línguas que estão interessados em aprofundar seus estudos.
Alegremente expresso a mais profunda gratidão a todos que ajudaram na produção deste livro.
Acima de todos, agradeço primeiramente minha esposa, Edith, por suas sugestões e encorajamento e mesmo sua paciência quando minhas tarefas do lar não eram realizadas. Com amor e gratitude por nossos mais de cinqüenta anos juntos, dedico este livro a ela. As sugestões e correções oferecidas pela nossa filha Dra. Ann Mulholland Wozniak, foram valiosos. Os colegas da Faculdade Teológica Batista de Brasília fizeram boas sugestões com relação a partes do texto.
Porém, eu sozinho carrego a responsabilidade por esta interpretação do Evangelho de Marcos.
Dewey M. Mulholland

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário