Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até agosto de 2018:
1.027.377
Total de páginas visitadas até agosto 2018:
2.623.764

Mais Baixados

Comentários Bíblicos

NOVO COMENTÁRIO BÍBLICO – ATOS – DAVID J. WILLIAMS

Prefácio do Editor

Embora não apareça nas listas comuns de best-sellers, a Bíblia conti­nua sendo o livro mais vendido. E apesar do crescente secularismo do ocidente, não há sinais de que o interesse pela mensagem esteja dimi­nuindo. Ao contrário, em meio à crescente complexidade da vida moder­na, mais e mais homens e mulheres estão procurando por direção em suas páginas.

Encontramos esse renovado interesse pelas Escrituras em ambos os lados, tanto dentro como fora da igreja. Percebe-se esse fato entre os povos da Ásia e África, tanto quanto na Europa e América do Norte. Na verdade, à medida que saímos de países tradicionalmente cristãos parece que o interesse pela Bíblia aumenta. Pessoas ligadas às igrejas tradicio­nais católicas e protestantes manifestam pela Palavra o mesmo anseio que existe nas recém-organizadas igrejas e comunidades evangélicas.

Desejamos, então, ao oferecer esta nova série de comentários, estimu­lar e fortalecer esse movimento de âmbito mundial em prol do estudo da Bíblia por parte dos leigos. Conquanto tenhamos esperança de que pastores e mestres considerem esses volumes muito úteis tanto à com­preensão quanto à comunicação da Palavra de Deus, não os escrevemos primordialmente para esses profissionais. Nosso objetivo é beneficiar todos os leitores das Escrituras, provendo-lhes guias confiáveis sobre os livros da Bíblia, guias que representem o que há de melhor na cultura contemporânea, e que não exijam, para a sua compreensão, de preparo teológico formal.

É convicção do editor, bem como dos autores, de que a Bíblia pertence ao povo, e não meramente aos acadêmicos. A mensagem da Bíblia é tão importante que de modo algum pode ficar acorrentada a artigos eruditos, presa a ensaios e monografias herméticos, redigidos apenas para espe­cialistas em teologia. Embora a erudição rigorosa, esmerada, tenha seu lugar no serviço de Cristo, todos quantos participam do ministério do ensino na igreja são responsáveis por tornar acessíveis à grande comu­nidade cristã os resultados de suas pesquisas. Assim é que os eruditos em Bíblia, que se unem para apresentar esta série de comentários, escrevem tendo em mente esses objetivos superiores.

Há, em português, diversas traduções e edições contemporâneas do Livro Santo, as quais, na sua maioria, são muito boas. O leitor pode escolher, portanto, que edições da Bíblia deve consultar a fim de melhor compreender a mensagem da Palavra de Deus. Entre essas muitas versões e edições da Escritura Sagrada destacamos A Bíblia de Jerusa­lém, baseada na obra de eruditos católicos franceses, vividamente tradu­zida para o português por uma equipe de tradutores brasileiros, talvez seja amais literária das traduções recentes. A BLH (Bíblia na Linguagem de Hoje), da Sociedade Bíblica do Brasil, é a tradução mais acessível às pessoas pouco familiarizadas com a tradição cristã. Há, ainda, em português, a Almeida Revista e Atualizada, e a Edição Revisada de Almeida, além de outras.

O estudante sério da Palavra de Deus deve possuir diversas versões das Escrituras para consulta e estudo, objetivando tanto variedade quanto clareza de compreensão — embora se deva salientar que nenhuma dessas versões ou edições seja isenta de falhas, nem deva ser considerada a última palavra quanto a qualquer ponto. De outra forma, não haveria a menor necessidade de um comentário como este!

Esta série de comentários, por ser tradução da língua inglesa, faz referências à NEB — que constitui verdadeiro monumento à pesquisa moderna protestante — e a outras versões naquele idioma, entre elas a RSV, a NAB, a NlV.

Como texto bíblico básico desta série, em português, decidimos usar a ECA, por ser esta a mais recente edição do texto de Almeida, a que está-se tornando padrão em muitas instituições de ensino teológico, e também por ser o texto utilizado nas lições bíblicas “Vida Radiante”, na Bíblia Thompson, e em outras fontes de estudo. Por tais motivos, a tradução em português desta série de comentários recebeu pequenas adaptações para que se ajustasse ao texto bíblico da Edição Contempo­rânea.

Cada volume desta série contém um capítulo introdutório expondo em minúcias o intuito geral do livro e seu autor, os temas mais importantes, e outras informações úteis. Depois, cada seção do livro é elucidada como um todo, e acompanhada de notas sobre aqueles pontos do texto que necessitam de maior esclarecimento ou de explanação mais minuciosa.

Esta nova série é oferecida com uma oração: que venha a ser instru­mento de renovação autêntica, e de crescimento entre a comunidade

cristã no mundo inteiro, bem como um meio de enaltecer a fé das pessoas que viveram nos tempos bíblicos, e das que procuram viver em nossos dias segundo a Bíblia.

Editora Vida

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário