Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até novembro de 2018:
1.040.321
Total de páginas visitadas até novembro 2018:
2.664.026

Mais Baixados

Filosofia

O EMPIRISMO – FRANCIS BACON – BREVE RESUMO

O EMPIRISMO – FRANCIS BACON – BREVE RESUMO

Por: Helio Clemente

Empirismo:

Segundo esta escola filosófica, o conhecimento se origina nos sentidos, a base do conhecimento é a experiência. Esta é estruturalmente a base do conhecimento científico. Todavia, a observação repetida leva sempre e inevitavelmente à negação de experiências anteriores, invalidando assim a possibilidade de conhecimento da verdade.

Desta forma a ciência é uma ilusão que progride pela negação das descobertas anteriores. A este respeito pode-se dizer que a experiência sempre é uma premissa particular e nunca pode levar a uma conclusão universal, onde reside a falácia inerente ao próprio sistema de pensamento. Seus principais representantes são:

Francis Bacon (XVI d.C.):

Francis Bacon, filósofo inglês criador do empirismo, segundo ele, a experiência e o método dedutivo são a única forma possível de conhecimento, negando a revelação transcendente e a razão.

Francis Bacon não foi coerente em sua filosofia, pois continuou admitindo a transcendência do cristianismo e ao mesmo tempo tentando explicar os fenômenos da realidade através da metafísica grega e escolástica, ele nunca conseguiu abandonar completamente a metafísica cristã e abraçar definitivamente sua nova filosofia. Segundo ele, o conhecimento se forma a partir da memória, fantasia e razão, sendo sempre baseada no próprio indivíduo e não nos objetos ou coisas a ser conhecidos.

Este conhecimento, a partir destas qualidades do homem, é desenvolvido somente pelo método indutivo científico contando de uma fase negativa, onde a mente é levada a evitar os erros comuns e de uma fase positiva, onde a natureza deve ser compreendida, interpretada e por fim dominada.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário