Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até outubro de 2018:
1.035.642
Total de páginas visitadas até outubro 2018:
2.647.499

Mais Baixados

Antropologia

O HOMEM E A FÉ

O HOMEM E A FÉ

vivendopelapalavra.com

Por: Helio clemente

 

O homem e a fé:

A fé é uma atividade do homem como um todo (pois o homem somente existe como um todo), não é uma atividade do coração, da mente, da alma ou do espírito, pois todas estas palavras são usadas umas pelas outras na bíblia e significam o centro de decisões, emoções ou vontade do homem, conforme sua aplicação, mas todos se referem igualmente ao homem como um todo.

O “coração” nada mais é que uma função da mente, que por sua vez é a própria alma, ou espírito, de forma que estas palavras são usadas de forma intercambiável e muitas vezes sinônimas na bíblia.

– O conhecimento:

A fé abrange primariamente o elemento intelectual, o conhecimento é a necessidade inicial da fé, não existe fé se não existir a definição do objeto da fé.

Este objeto da fé somente é definido pelo conhecimento, ninguém pode crer naquilo que não conhece. O conhecimento seguro da Palavra, que resulta no assentimento, pertence de forma inalienável à natureza e origem da fé.

– A certeza do conhecimento:

Esta certeza é sobrenatural, sendo fruto da graça de Deus em Cristo e aplicada pelo Espírito na justificação do crente, todavia, após este recebimento, o crente passa a ter a certeza de todas as verdades afirmadas na Palavra, tornando-se a fé assim concedida, um dom permanente e eterno que jamais será perdido.

– A emoção:

O sincero assentimento da verdade e o conhecimento de Cristo, o objeto da fé, traz ao homem sentimentos e emoções inevitáveis com relação a si mesmo, ao objeto da fé (Cristo) e aos seus semelhantes, e visto que a fé age através do amor, este é o sentimento predominante nos crentes regenerados que se manifesta de muitas formas em suas vidas.

– A vontade:

A fé traz perseverança, dirigindo e determinando a direção da alma nas situações mais difíceis e conduzindo o crente sempre na direção de sua salvação.

Romanos 5,3: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança”.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário